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06/10/2019Alerta! Um golpe mundial contra designers gráficos, freelancers e profissionais da área.
15/03/2020Alguns clientes sempre nos procuram para mudar o logotipo da empresa, no intuito de acompanhar novas tendências.
Essas empresas sabem o valor de sua imagem e sabem que alterar seu logotipo pode trazer vários benefícios.
É importante salientar que se a empresa já possui uma marca forte junto a seus clientes, uma mudança radical de logotipo pode não ser uma boa estratégia.
O ideal é evoluir, até chegar em uma imagem que acompanhe as tendências do mercado e continue alinhada com a essência e o propósito da empresa.
Veja alguns exemplos de grandes marcas que precisaram evoluir para acompanhar sua estratégia de mercado, seu propósito, ou mesmo para acompanhar a evolução da tecnologia de seus produtos ou serviços:
1. GOOGLE
Repare como a Google foi deixando seu logo mais leve (clean) e com cores chapadas (flat design), sem volume. Porém sem mudar a essência do logotipo, que é o próprio nome da empresa.
Uma das tendências no processo criativo dos logotipos é deixar a marca leve e com cores chapadas, assim, fica mais fácil para os usuários lembrarem visualmente da marca.
A Google também criou um símbolo minimalista. Marca minimalista é geralmente usado para avatares (que tem pouco espaço, porém precisa dar leitura), e a Google resolveu essa questão muito bem:
E criou outros ícones que agregam valor a sua marca:
2. APPLE
A Apple adotou o símbolo da maçã desde 1977! E tornou-se uma marca internacional. Uma marca forte! As mudanças foram apenas na cor e textura, que ora foi colorido, devido a inovação das cores de seus produtos, e outras versões foram com aspecto de vidro, metal, reflexo, que dá volume no logotipo.
Mas em 2015, optou por um tom chapado e leve. Uma tendência.
A Apple criou uma marca única, e minimalista, tanto para usar em seus produtos, quanto em avatares.
3. MICROSOFT
Já a Microsoft radicalizou. O logotipo mudo bastante, na tipologia e símbolo.
Porém, seguindo as mesmas tendências que as marcas anteriores, ficou mais leve e com cores chapadas.
Dizem que a tipologia da marca é uma fonte Myriad Pro (da Apple), modificada.
Sobre a marca minimalista, basicamente os 4 quadrados, bem simples e fácil de lembrar.
4. BMW – Bayerische Motoren Werke
Por ser uma marca de veículos, a marca BMW evoluiu sutilmente, para não perder sua “personalidade”. Nesse caso a tendência foi dar algum volume ao símbolo, para representar sua imagem como o emblema nos carros, uma composição com degrades de luz e sombra para ter um visual com relevo.
E também pode ser usada avatares, por ser uma marca visualmente simples.
Ficou excelente! Uma marca forte!
5. COCA COLA
Uma marca antiga e mundial!
A marca mudou bastante, como pode-se constatar na imagem acima, porém, a partir de 1905, as mudança foram mais sutis, com exceção de 1985. Só que depois , voltou a tipologia de 1969 e se manteve assim, apenas com mudanças leves, geralmente apenas acrescentado elementos gráfico ao redor do nomes, sem mudar a essência da marca.
Em 2007 adotou um estilo chapado e leve, bem minimalista e simples, ou seja, uma tendência.
Veja aqui as aplicações da nova marca, da mais complexa até a mais simples:
6. SHELL
Uma marca que o conceito e essência não mudaram, apenas a imagem visual do símbolo mudou bastante. Reparem que de 1971 até hoje, o símbolo se manteve igual, mudando apenas a tipologia da marca. A partir de 1999, a tipologia foi banida, já que a marca é forte e já é conhecida apenas pelo símbolo.
Um símbolo que também já é a marca minimalista. Manteve-se cores chapadas e leveza.
7. NIKE
A marca teve uma maior mudança no início, talvez por ser pouco conhecida ainda, inclusive mudou o nome. Só passou a chamar-se Nike em 1972.
E evoluiu pouco, porém significativamente desde então. Manteve sua essência e símbolo, porém mudou a tipologia. Hoje, assim como as marcas que vimos até agora, retirou o nome do símbolo por ser uma marca já forte há muitos anos.
Uma marca mundial!
Aplicações da marca:
8. MC DONALDS
Não poderia deixar de escrever sobre esta marca. Mundialmente conhecida por seus lanches rápidos e universais, a marca MC DONALDS evoluiu consideravelmente desde sua criação. Tornou-se mais famosa a partir dos anos 70 e não parou mais.
Ao chegar no conceito M da marca, mudou muito pouco, e hoje, também retirou o nome/tipologia, deixando apenas o símbolo.
Marca minimalista e chapada, fácil de lembrar, obviamente.
Falamos aqui sobre algumas das maiores marcas mundiais. Existem outras que poderia citar, porém a grande maioria evoluiu da mesma forma, grandes mudanças no início e depois mudanças mais sutis. A grande maioria também simplificou, ao invés de complicar, seguindo tendências de design.
Veja abaixo algumas marcas que foram modificadas na DMS Design:
1. FlexCorp
A marca foi mudando sutilmente. A maior mudança ocorreu no mascote. Como a marca é baseada no filho do cliente, e o menino cresceu, o mascote foi modificado para acompanhar o crescimento do menino, porém sem descaracterizar a marca. O cliente amou o mascote e a sua nova marca final!
Conheça mais sobre este cliente DMS Design
2. Assessorial
O cliente queria manter a letra A e a cor, para que seus clientes ainda percebessem que a empresa é a mesma. Apenas modernizamos a tipologia. E o cliente amou!
3. DMS Design
Nossa marca já mudou também, degrades estão em alta, porém sutil. A marca mudou mais em 2014. Em 2019, apenas vimos a necessidade de suavizar as linhas e cores, sem descaracterizar a imagem.
4. Le Roy Informática
A marca foi criada por nós desde o início, e já era uma marca moderna e forte. O cliente solicitou mudanças sutis, apenas, e a solução foi mexer um pouco na tipologia sem mudar o símbolo, que já era conhecido por seus clientes. Resultado: novo logotipo aprovado pelo cliente!
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5. Clínica Coutinho
A marca era bem antiga e antiquada. Porém o cliente gostava da essência da marca, e solicitou que não mudássemos a ideia de uma pessoa, no caso dentista, atendendo debruçado em outra (paciente). Então fizemos uma mudança sutil, deixando a marca mais leve e suave, e o resultado foi que o cliente adorou!
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As mudanças foram sutis, para não comprometer a imagem da empresa.
O que achou de nossa análise? Quer mudar sua marca ou precisa de criação de uma marca nova? Podemos te ajudar com sua nova marca!