As fases de criação de um logotipo
16/05/2018A importância de ter Google Analytics no seu site.
10/06/2018Porque é importante não confundir identidade visual e marca?
Para entender melhor esse conceito, vamos falar de identidade visual.
O que é identidade visual?
Identidade Visual é o conjunto de elementos formais que representa visualmente, e de forma sistematizada, um nome, ideia, produto, empresa, instituição ou serviço. Esse conjunto de elementos costuma ter como base o logotipo, um símbolo visual que se complementa nos códigos de cores, das tipografias, nos grafismos, em personagens, nas personalidades e outros componentes que reforçam o conceito a ser comunicado através dessa imagem como o Slogan ou Tag lines, que cumprem este papel. Resumidamente a Identidade Visual é a imagem ampliada da marca.
A confecção de um logotipo ou de um símbolo visual capaz de representar a assinatura institucional da empresa deve ser estabelecido através de um documento técnico ao qual os designers nomearam de manual da identidade visual. Esse documento serve para estabelecer normas e critérios técnicos de reprodução da marca nos mais variados suportes existentes no atual estado da técnica como por exemplo: suportes gráficos (impressão) e suportes eletrônicos (interfaces).
Elementos principais da identidade visual
No processo de criação de identidade visual, diversos materiais / peças, podem estar contempladas no processo. Estão mencionados abaixo os mais comumente encontrados:
- Logotipo
- Cartões de visitas
- Assinatura de e-mail
- Papel timbrado
- Manual da marca
- Envelopes
- Pasta
O que é Marca?
Marca é a representação simbólica de uma entidade, qualquer que ela seja, algo que permite identificá-la de um modo imediato como, por exemplo, um sinal de presença, uma simples pegada. Na teoria da comunicação, pode ser um signo, um símbolo ou um ícone. Uma simples palavra pode referir uma marca.
O termo é frequentemente usado hoje em dia como referência a uma determinada empresa: um nome, marca verbal, imagens ou conceitos que distinguem o produto, serviço ou a própria empresa. Quando se fala em marca, é comum estar-se a referir, na maioria das vezes, a uma representação gráfica no âmbito e competência do designer gráfico, onde a marca pode ser representada graficamente por uma composição de um símbolo e/ ou logotipo, tanto individualmente quanto combinados.
No entanto, o conceito de marca é bem mais abrangente que a sua representação gráfica. Uma empresa através de seu nome fantasia e da sua representação gráfica – comunica a “promessa” de um produto, seu diferencial frente aos concorrentes que o faz especial e único. Busca-se associar às marcas uma personalidade ou uma imagem mental. Assim, pretende marcar a imagem na mente do consumidor, isto é, associar a imagem à qualidade do produto. Em função disto, uma marca pode formar um importante elemento temático para a publicidade. Possui vários níveis de significado, entre eles cultura, atributos ou benefício. É fundamental entender que o conceito de marca é mais intangível do que tangível, pois o consumidor de determinada classificação demográfica tem sensações, experiências e percepções diferentes sobre a mesma marca em relação a outro consumidor classificado demograficamente da mesma forma.
Marca não é um conceito fácil de definir. Na sua definição e na sua análise devem-se levar em consideração as disciplinas que a utilizam e regulam mais diretamente, que são o direito comercial e a gestão de marketing. Para o direito comercial a marca é um sinal: a OMPI – Organização Mundial de Propriedade Industrial – define a marca como um “sinal que serve para distinguir os produtos ou serviços de uma empresa dos outros de outras empresas”. A definição da American Marketing Association, ainda adoptada em edições clássicas de marketing, acrescenta a definição jurídica: “A marca é um nome, um termo, um sinal, ou um desenho, ou uma combinação destes elementos, com vista a identificar os produtos e serviços de um vendedor, ou de um grupo de vendedores, e a diferenciá-los dos concorrentes”. Segundo Kloree, “talvez a habilidade mais característica dos profissionais de marketing seja a capacidade de criar, manter, proteger e uma marca. Para os profissionais de marketing, o estabelecimento de uma marca é a arte e a essência do marketing.”
Para compor a Marca da empresa, outros materiais serão necessários:
- Catálogos
- Folders
- Apresentações
- Website
- Design de artes para Redes Sociais
- Entre outros, conforme necessidade de cada empresa
Resumindo: A Identidade Visual é a apenas a parte visual comunicativa da empresa, enquanto a Marca remetem ao produto, serviço ou a empresa em si com suas atitudes e suas publicidades.
Assim, através de uma identidade visual bem elaborada e planejada, constrói-se uma empresa, uma marca.
Qual a imagem você quer transmitir para seus clientes ou futuros clientes sem uma identidade visual?
Confiança e compromisso: se você tem uma marca bem construída e planejada, seus futuros clientes irão perceber que sua empresa é séria e focada.
Caso contrário, irão preferir uma empresa concorrente que tem uma marca forte, que foi planejada com cuidado, com o tempo e a experiência vivida.
Se você está precisando de um logotipo ou renovar/modernizar o atual, consulte-nos!