Entenda o que é SEO a sua importância na Internet.
14/05/2018A identidade visual de sua empresa é o primeiro passo para construir sua marca no Mercado.
27/05/2018Se você acha fácil criar um logotipo, dá uma lida nesse texto. Você vai entender porque precisa de um designer. 🙂
Logotipo não é apenas fazer um desenho. Tem todo um conceito por trás. Tem estudos. Tem tipologia. Tem cores. Tem formas.
Fase 1:
Antes de começar o processo criativo, o designer precisa entender o cliente.
Ele precisa se colocar no lugar do cliente para entender seu negócio, e transformá-lo numa imagem que o representará por muitos anos.
Para isso, é necessário conversar bastante e ter um briefing detalhado do que o cliente deseja.
De que adianta criar uma marca que o cliente não irá gostar? Apenas porque na cabeça do designer, é a melhor opção. Pensar assim é errado.
O designer tem sim que entender o cliente, buscar a melhor representação visual de sua empresa, porém respeitando o gosto do cliente.
Se o cliente já possuir o nome de sua empresa, já é de grande ajuda. Porém, uma dica importante ao escolher um nome é fazer as seguintes pesquisas:
- Junto ao INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial, para saber se o nome já foi registrado para outra empresa do mesmo ramo. Isso evitará futuras Ações Judiciais. E caso esteja livre, a recomendação seria fazer o registro do nome da empresa. Tem validade de 10 anos. Pode-se registrar apenas o nome ou o logotipo, nesse caso, deverá aguardar a sua criação para poder fazer o registro junto ao INPI.
- Caso futuramente você venha a ter um website, seria indicado fazer uma pesquisa de domínios junto ao Registro.br. Porque? Assim o nome de sua empresa poderá “casar” com o domínio que irá escolher para ela. Caso você ainda não tenha escolhido o nome, poderá escolhê-lo pensando já no domínio. Caso você já tenha escolhido, caso o domínio desejado não esteja disponível, deverá adaptar a escolha do nome do domínio.
Fase 2:
Montagem de um Painel Semântico
O que é afinal um Painel Semântico?
Após responder o briefing, o designer irá analisar cada resposta do cliente. Tipos de fontes, cores, símbolos, imagens, nomes (se houver)… E assim, irá buscar referencias para todas essas características, imagens da web, e montar um painel com todos os desejos / gostos do cliente.
Caso o cliente já tenha um nome para a empresa, porém não tenha feito a pesquisa enunciada na fase 1, a DMS Design fará a pesquisa de nome junto ao INPI e ao Registro.br, e sugerirá nomes parecidos, caso não possa usar o nome escolhido pelo cliente, e domínios livres.
Caso o cliente ainda não possua nome, a DMS Design fará uma pesquisa completa de nomes, sugerirá os nomes e domínios que estiverem livres junto ao INPI e ao Registro.br.
Na foto abaixo, você verá como é um painel semântico após análise de briefing.
Ele será enviado para o cliente aprovar a linha de criação e conceito do painel.
Após a sua aprovação, seguiremos para a próxima fase.
Fase 3:
A criação é um processo de pura inspiração para o designer.
O designer precisa estar super alinhado com sua mente para esta fase. O Painel Semântico é muito importante, porque faz com que a criatividade do designer flua muito melhor.
O designer começa a desenhar alguns esboços. Ele pode tanto fazer isso à mão quanto no computador. É um processo. As ideias vão fluindo à medida que ele cria.
Junta-se o símbolo ao nome da marca. Testam-se tipologias, cores, espessura de linhas, tipos de acabamento, enfim, chega-se a um ou dois resultados muito satisfatórios para o designer. Porém ainda é difícil saber se o cliente irá gostar.
Fase 4:
Nesta fase, o cliente recebe as marcas criadas pelo designer.
Ele tem a opção de gostar ou não. Isso pode acontecer. Também pode acontecer dele pedir para trocar alguma cor, fonte, ou mesmo o símbolo do logotipo.
Enfim, nesta fase define-se a marca através dos olhos do cliente. E nesta fase é importante definir as cores CMYK e RGB finais, que serão as cores aplicadas em materiais gráficos e digitais, assim como o Manual da Marca.
E assim, após algumas modificações solicitadas pelo cliente, nasce uma marca, feita com muito profissionalismo e compromisso de ambas as partes.
Não existe logotipo sem designer.
Lembre-se de que o designer estudou para criar representar os conceitos que estão na mente do cliente.
Então, criar um logotipo que irá representar a sua empresa é um processo minucioso e detalhado. Leva tempo e criatividade.
A DMS Design já criou inúmeras marcas para seus clientes, temos um portfolio repleto de conceitos visuais de qualidade. Cada projeto foi criado depois de reuniões, briefings, alterações, até chegar no resultado final, aprovado pelo cliente.
Uma marca personalizada para cada cliente.
Se você está precisando de um logotipo ou renovar/modernizar o atual, consulte-nos!