Por que modernizar seu logotipo?
28/02/2020Ferramentas digitais em época de distanciamento social e quarentena.
03/04/2020Esta é uma matéria bem diferente do que a DMS Design costuma escrever, porém necessária para alertá-los.
Recentemente a DMS Design, eu, Delphine, microempreendedora e proprietária, fui quase vítima deste golpe.
Só não levei adiante, porque em um determinado ponto, eu desconfiei e fui investigar.
Meu site tem uma visibilidade tanto nacional, Brasil, quanto internacional. Meu Google Analytics registra visitas do mundo todo, e apesar dessas visitas internacionais serem muito pequenas, quase caí num golpe que tem acontecido principalmente nos EUA.
Todos os e-mails que recebi foram em inglês.
Eu vou inserir os prints dos e-mails, porque, como eu disse acima, eu resolvi investigar e nessa investigação descobri que era um golpe.
Em 20 de fevereiro de 2020, uma pessoa preencheu o formulário de contato de meu site alegando que precisava de logotipo e de um folder para a sua nova empresa.
Ela me perguntou se eu teria interesse em fazer e, caso positivo, ela me enviaria mais detalhes.
O texto traduzido é:
Gostaria de criar um logotipo e uma brochura para o meu novo negócio. Entre em contato com seu interesse e enviaremos mais detalhes. Obrigado
Como eu não fazia ideia do golpe, eu respondi que sim.
Porém ela levou mais de um mês para me responder, provavelmente porque estava aplicando o golpe em outros designers…
Enfim, no dia 09 de março de 2020, recebi um e-mail detalhado com o que ela precisava, tudo muito bem redigido e bem escrito, por esse motivo, eu nem desconfiei do golpe.
Ela me explicou que demorou para responder por estava em viagem.
Segue o print original e a tradução do e-mail na sequência:
Gostaria de saber se estou em contato com um designer gráfico. Quero que você crie um logotipo e um folheto eletrônico para minha nova empresa, na área de produção e venda de alimentos orgânicos (alimentos e bebidas à base de plantas).
- Nome da empresa: AMERICAN ESSENTIAL NUTRIENT INC.
- Meu site está em construção e será registrado em breve.
- Ainda não tenho um logotipo, mas precisaria de um logotipo seu
- O conteúdo do texto completo e todas as imagens da brochura eletrônica serão enviadas a você pelo consultor do projeto. Você apenas tem que criar o layout.
- A brochura eletrônica deve ter 24 páginas (incluindo a capa e a contracapa. Já tenho muitas informações aprovadas. O texto e as imagens também foram verificados).
- O tamanho do folheto eletrônico deve ser 8,5 X 11,5
- Quero que você adicione nossos principais valores, missão e visão (essas informações serão fornecidas pelo consultor)
- Meu orçamento não é superior a US $ 7.000
- Quero que isso seja entregue em 5-6 semanas, no mais tardar.
Meus objetivos e sobre o projeto:
AMERICAN ESSENTIAL NUTRIENT INC. É um projeto para animais de estimação e, ao mesmo tempo, uma avenida comercial para mim. Serei 10 anos vegana em abril e espero me lançar dos negócios (e divulgar o logotipo com o folheto eletrônico)
Para meus clientes, a AMERICAN ESSENTIAL NUTRIENT INC. Deve ser capaz de fornecer mais de 500 minerais derivados de plantas que podem melhorar o valor de alimentos, líquidos, formulações nutricionais e cosméticos. Dessa forma, também melhora o valor da vida.
Quem comprar nossos produtos terá uma garantia de qualidade de vida e prazer.
Nossa singularidade será um privilégio de nossos 5 locais no Texas e na loja on-line. Nossos produtos também são produtos 100% baseados em plantas, sob rígidos padrões da Federação Internacional de Movimentos de Agricultura Orgânica (IFOAM). Nossa marca e estilo também nos destacariam.
Outros itens essenciais do projeto:
- Quero que você saiba que esta é a primeira vez que farei um design de logotipo, para que eu possa fornecer apenas pequenos detalhes para que você possa decidir sobre os designs, mas quero que a cor seja verde, vermelha e marrom (deixe-me saber o que pensa sobre isso) com uma imagem de algumas frutas mistas. Quero um design muito maduro e apresentável e meu orçamento para este projeto não ultrapasse US $ 7000.
- Para inspirações de logotipo, você pode ver o logotipo neste site de amostras abaixo:
https://www.sprouts.com/
Por favor, me responda com as seguintes informações:
(1) uma estimativa de preço:
(2) seu número de telefone celular:
(3) E gostaria de saber se você é o proprietário?
Cumprimentos,
Eu demorei 2 dias para responder, porque tive que redigir a proposta em inglês e pensar nos valores que iria cobrar. Eu achava que era muito bom para ser verdade, porém, como sou uma profissional séria e comprometida com prazos e satisfação do cliente, eu pensei: o NÃO eu já tenho.
E mandei uma proposta no dia 11 de março de 2020, com um valor bem abaixo do ela tinha de verba, e ainda com vários materiais de identidade corporativa incluídos, para ela entender que com a verba que ela tinha, ela poderá ter uma marca mais completa.
Para a forma de pagamento, eu expliquei que conseguiria receber uma transferência internacional online e que enviaria os dados do banco assim que ela aprovasse a proposta. Porém, deixei em aberto que caso ela preterisse outra forma de pagamento, para ela me avisar.
Respondi todas as dúvidas que ela tinha no e-mail, e ainda deixei meu Skype, caso ela quisesse falar comigo. Enfim, fui muito transparente e profissional.
A resposta dela chegou no dia 12 de março de 2020.
E foi a partir deste momento que começou minha desconfiança, e passei a fazer investigações no Google. Encontrei algo suspeito, porém de anos atrás, e falarei disso mais abaixo neste post.
Ela gostou da proposta e estava aprovada, porém a forma de pagamento que ela queria seria com cheque, que ela enviaria pelos correios, para um endereço de um parceiro meu nos EUA (???).
Hahaha, e minha desconfiança começou! Pensei, ela poderia enviar o cheque para o Brasil, e eu verificaria junto ao meu banco como fazer o depósito de um cheque internacional. Enfim, neste e-mail que segue abaixo, ela já tinha tudo explicado:
Parece bom!
Depois de revisar a cotação, acho que devemos continuar com a próxima etapa, pois já temos um prazo a cumprir. Este e-mail também confirma minha disponibilidade para aprovar sua rota e também para prosseguir.
Solicitei suas informações de pagamento para poder emitir seu pagamento por depósito em forma de cheque enviado por correio e endereço para sua pessoa / empresa ou seu parceiro nos EUA, pois esse é o meu único método de pagamento disponível no momento.
- Nome completo no cheque:
- Endereço para correspondência dos EUA com Apt / Rm #, se necessário (não pode ser caixa postal):
- Seu número de telefone celular direto:
- Valor do depósito de 80% devido:
Conforme informado anteriormente, o consultor possui o conteúdo necessário (todos) para o design e entrará em contato assim que houver um contrato de pagamento / contrato.
Eu poderia ter ligado, mas estou viajando pela Ásia agora e não estarei disponível para chamadas até voltar aos EUA em abril (dois dias antes a data de lançamento). O contato por e-mail deverá ser suficiente e sempre tentarei responder rapidamente.
Informe-me se há alguma papelada para assinar e se você pode enviá-la para que eu possa assinar eletronicamente.
Cumprimentos,
Respondi o e-mail no mesmo dia perguntando se ela faria a lista toda dos materiais que havia sugerido na proposta, perguntei novamente se o cheque poderia ser enviado ao Brasil já que eu não possuía nenhum parceiro nos EUA e forneci meu endereço. Perguntei sobre o valor da primeira parcela, pois ela havia escrito 80%, porém não especificou a lista de materiais que iria fazer, e ainda pedi a data do prazo de entrega que ela precisava do logotipo e do folder, para eu poder me organizar com outros projetos que eu tinha em andamento.
E assim que ela respondesse minhas dúvidas, eu redigiria uma nova proposta para ela assinar digitalmente.
A resposta veio no dia 13 de março de 2020.
E quando li, vi que era um golpe, uma grande mentira, porque eu já estava desconfiada, e a resposta foi perfeita demais.
E o que eu havia desconfiado lá em cima, sobre ser “muito bom para ser verdade”, pois é, fiquem atentos quando é, porque nada é “muito bom para ser verdade” em nenhuma área da vida, sempre há “poréns”.
Uma historia com problemas com o Paypal e com transferência bancaria online:
Eu recebi seu e-mail. Eu acho que sua mensagem é clara e compreensível.
Sim, vou fornecer todo o conteúdo para o design.
O problema agora é que não consigo pagar você usando o PayPal porque estou tendo problemas com minha conta do PayPal (minha conta do PayPal foi debitada duas vezes quando fiz uma transação na semana passada e o destinatário não recebe o valor até a data, ainda está em espera) e o PayPal ainda não conseguiu resolver isso, tudo o que eles disseram é que eu pare de usar a conta do PayPal enquanto aguarda o tempo que eles desconhecem. Outra opção que eu poderia usar é uma transferência bancária do nosso banco para você, mas isso não funcionará também porque meu banco me aconselha a não fazer isso ou usar qualquer mercadoria pendente, apenas quando eu resolver todo esse problema em questão.
No entanto, posso solicitar que meu assistente envie um cheque para seu trabalho. Você tem alguém nos EUA (parente, irmão, irmã, colega, contato etc.) que possa receber um cheque em seu nome?
Se você tiver alguém que possa receber um cheque em seu nome, entre em contato com o nome e o endereço dele com o número de telefone incluído. Em seguida, enviarei um pagamento por cheque pelo valor e ele chegará em 2 dias. Você pode prosseguir com meu projeto.
Por favor informar.
É para desconfiar ou não? Falei com meu pai, e ele também achou estranho. E aqui eu já havia pesquisado o e-mail dela no Google. Como é um Gmail, não temos como saber quem é, qualquer pessoa pode criar uma conta falsa no Gmail!
Mas quando coloquei o e-mail dela no Google, apareceu uma página, tipo um fórum de Golpes americanos. Lá haviam várias pessoas reclamando que receberam um e-mail suspeito, sempre de pessoas com Gmail, porém a mensagem era sempre a mesma:
Você pode ganhar dinheiro fazendo propaganda com seu carro.
Era um e-mail bem redigido, em que a pessoa receberia $450 dólares por semana para ter um adesivo de uma empresa colado no carro. E ela só precisaria usar o carro normalmente, circular, para que os adesivos fossem vistos.
Mas ela precisava enviar todos os seu dados para receber o cheque por um representante. Ele ligaria para ela para marcar uma hora para entregar o cheque da primeira semana, e colar os adesivos. Só que a pessoa deveria pagar em dinheiro, o instalador do adesivo, e o valor estava incluído no cheque que ela depositaria.
Vou deixar apenas um print do trecho desta página:
Enfim, claro que o cheque era sem fundos ou falso e na hora que a pessoa fosse depositar, iria perceber que caiu num golpe, e que acabou pagando em dinheiro o instalador do adesivos.
Essa pagina era de 2011, e a tal moça que me escreveu tinha respondido um e-mail de uma das pessoas do fórum em 2013, com o mesmo e-mail e nome que ela se apresentou para mim.
Como ela continuou insistindo que eu encontrasse um contato nos EUA para receber o cheque, eu respondi solicitando que eu iria precisar dos dados da empresa dela para fazer um cadastro no meu sistema de clientes, para controle interno, tais como: Nome completo, nome completo da empresa, endereço completo, telefone, e-mail comercial, dados do banco e número da conta de onde viria o cheque, assim poderia avisar a pessoa nos EUA.
A resposta veio em seguida. Temos que tomar muito cuidado, porque como são dados que nem sabemos se existem, é difícil deduzir que a pessoa esteja mentido, já que estamos no Brasil e ela me enviou dados dos EUA.
Eu pesquisei o endereço físico, o nome da empresa e a URL do e-mail que ela me passou.
Como trabalho com isso, eu sei que se você possui um e-mail com domínio @nomedaempresa.com, esse domínio deve estar registrado por alguém, como acontece aqui, no Registro.br.
Porém, o domínio do site estava livre para compra dentro do GoDaddy americano, ou seja, o e-mail é falso!
O endereço físico que ela me mandou até existe, porém não era do restaurante que ela me passou no nome da empresa, é um endereço qualquer nos EUA.
Geralmente as pessoas cadastram seu estabelecimento do Google Maps para ter mais visibilidade, isso é fato.
Sobre as outras infos, não tinha como testar o telefone, mesmo sendo dos EUA, poderia ser um numero qualquer. Além desses dados ela me passou um número com uma hashtag, e eu coloquei justamente esse número no Google.
E então eu tive 100% de certeza que era um golpe porque encontrei um Blog com uma matéria com o seguinte título: “Avoid Web Design Scams” (Evite fraudes no Web Design). A matéria tem todo tipo de golpe que os designer recebem, com vários tipos de materiais, principalmente websites!
Mas o conteúdo dos e-mails é bem parecido, inclusive com o que eu recebi, só mudam algumas coisas. Recomendo a leitura para entendimento.
Seguem imagens dessa matéria do Blog no Google. (para quem quiser na íntegra, só procure pelo título)
Para concluir, ela me disse que não poderia enviar o cheque para o Brasil porque levaria mais tempo para compensar e perderia o prazo de entrega do projeto, e que se algum parente ou conhecido recebesse o cheque nos EUA, ele poderia descontá-lo no banco e me enviar o dinheiro. Respondi que eu havia conversado com 2 amigos nos EUA e nenhum tinha tempo de ir ao Banco para descontar um cheque, e que um deles inclusive tinha receio de fornecer o endereço, sendo que uma transferência bancária online seria muito mais simples.
Eu ainda disse que ela poderia usar um aplicativo para transferências internacionais, ou que o assistente ou alguém da empresa dela poderia descontar o cheque e fazer a transferência internacional na minha conta.
Acrescentei que eu não iniciava um projeto sem receber algum valor do mesmo e que caso realmente não fosse possível para ela enviar o cheque para o Brasil ou fazer uma transferência bancaria internacional, seria melhor ela procurar um designer gráfico nos EUA para não comprometer o prazo do projeto.
Neste e-mail eu já nem esperava uma resposta, porque eu dei por encerrado.
Mas ela ainda me respondeu que ela está impossibilitada de fazer uma transferência por recomendação do seu Banco e que assim que eu indicar alguém nos EUA, que eu a avise.
Bem, eu não tenho certeza do que fazer neste momento. Meu banco me alertou fortemente contra isso e também terei problemas com o serviço de receita da United State Income se tentar fazer o contrário.
Espero que você possa entender isso e deixe-me saber se você encontrou alguém.
Saudações,
Sei que existe o golpe contrário, onde o Designer dá um golpe no cliente. Já soube de alguns casos em que clientes passaram por isso. Recomendo sempre verificarem as referências.
A maioria de meus clientes são indicações de amigos e de clientes que amam meu trabalho e continuam me procurando para novos projetos.
Fazer um contrato, que ambas as partes assinem é uma maneira de se precaver. Saber quem é o cliente ou o designer é fundamental para não cairmos em golpes.
Espero ter ajudado quem já passou por isso e, para quem não passou, considere-se avisado. 🙂
A DMS Design, no caso, eu Delphine, fico a disposição para atendê-los da melhor forma possível em projetos de design gráfico, webdesign e identidade corporativa.
Entre em contato ou preencha nossos formulários específicos para Identidade Visual ou Website para receber uma proposta.