Saiba o efeito das cores no cérebro
15/09/2019Por que modernizar seu logotipo?
28/02/2020Na era digital, ter uma presença na internet com um website ativo tornou-se fundamental, se sua empresa/negócio quer atingir um maior número de clientes em potencial.
Além de uma presença em Redes Sociais, ter um website com dados institucionais, logotipo, fácil de navegar, responsivo (versão mobile) e entendimento do que sua empresa oferece, tanto em serviços quanto em produtos, e fácil acesso para quem se interessar poder entrar em contato, é meio caminho andado para quem buscar ter mais peso para sua marca/imagem da empresa.
Em resumo, ter um website é fundamental para seu negócio andar.
Separamos os tipos de websites e a função de cada um deles:
Website OnePage HOME
É um site de uma pagina apenas. Recomendado para uma empresa que está começando seu negócio, porém tem um valor baixo para investir e quer ter uma presença na internet.
Este tipo de pagina, geralmente tem informações básicas como um resumo sobre a empresa, tipos de serviços/produtos/diferenciais oferecidos, no caso de produtos, pode ter algumas fotos (de excelente qualidade visual), um formulário simples de contato e dados como telefone, whatsapp, redes sociais, e-mail.
É importante que a marca já esteja definida e alinhada o design do site.
Exemplo:
Website Institucional : 5 a 8 paginas
É um site mais completo, com paginas definidas e separadas, uma HOME com mais peso visual. Esse tipo de site é para empresa que já possuem uma estrutura formada e tem um valor médio para investir na produção ou renovação de seu site.
Nesse site é possível ter mais conteúdo relevante para serviços, produtos, diferenciais e sobre a empresa. Podemos inserir equipe e depoimentos de clientes, ou clientes atendidos.
É recomendável que um site institucional tenha um Blog/Notícias/Dicas. O blog é a porta de entrada para muitos bons negócios. Se sua empresa tem infraestrutura para redigir um blog com conteúdo relevante regulamente, o site fica com melhor posição no Google, e é encontrado com mais facilidade.
No caso se um site institucional, todas as paginas possuem um menu de navegação (geralmente no cabeçalho) e dados da empresa (endereço, telefone, e-mail, redes sociais) no rodapé.
Exemplos:
Website E-commerce
Se sua empresa vende produtos, este tipo de site é para seu negócio. Com um e-commerce, sua empresa aumenta o alcance de vendas!
Por exemplo, se sua empresa tem uma loja física, ela vai basicamente vender seus produtos para quem é da região, pessoas que passam na rua e viram a loja. Agora, pense na internet, onde você pode encontrar de tudo e mais um pouco apenas inserir um nome no campo de busca do navegador.
Se seu e-commerce estiver com os nomes corretos para os produtos procurados, ele irá aparecer nas buscas. E essa pessoa pode nem estar na mesma cidade que sua empresa! Olha que máximo, sua loja fica conhecida pelo Brasil e pelo mundo.
Porém, não é tão simples ter um e-commerce. Um e-commerce precisa ter também uma parte institucional, que fale da empresa e dos produtos, além de uma Politica de Privacidade, Termos e trocas.
Ter fotos dos produtos de qualidade é fundamental!
Precisa, além de estar bem organizado para facilitar a navegação, ter uma boa segurança para as transações financeiras.
Um e-commerce é mais complexo de desenvolver, e nesse caso, o investimento é maior, ou seja, a empresa tem q ter uma estrutura já bem firme.
Um e-commerce também requer manutenção mensal, porque como se trata de um site de vendas, deve estar sempre com os módulos de segurança e pagamento atualizados para funcionar corretamente.
Nesse caso, também é recomendável ter um blog com dicas e noticias. Como no website institucional, o blog sempre ajuda ao site ter mais relevância nas buscas do Google.
Aqui também, todas as paginas possuem um menu de navegação (geralmente no cabeçalho) e dados da empresa (endereço, telefone, e-mail, redes sociais) no rodapé. Além de ter uma busca de produtos.
Exemplo de e-commerce:
Website catálogo eletrônico
Esse é um site sem preços. É um tipo de e-commerce, com a mesma estrutura, porém, para seu potencial cliente fazer a compra, ele terá que entrar em contato.
Esse tipo de site é para empresa que possuem produtos muitos específicos, para um público-alvo específico, e o valor dos produtos dependem muito do tipo de cliente.
O site também requer uma área institucional, para quem navega por ele entender quais produtos ou serviços são oferecidos.
Aqui também, todas as paginas possuem um menu de navegação (geralmente no cabeçalho) e dados da empresa (endereço, telefone, e-mail, redes sociais) no rodapé.
Exemplo;
Website de cursos, com conteúdo restrito
Esse tipo de site é para quem tem empresa de cursos online, e quer disponibilizar vídeo aulas para quem se cadastrar no site e pagar uma taxa.
Nesse caso, o site terá algumas paginas abertas ao publico, paginas institucionais, talvez uma previa de algum curso, e paginas que só são acessada após um login e senha.
Este acesso, pode tanto ser gratuito quanto pago, depende da empresa.
Se a empresa quer vender cursos online, haverá uma taxa de pagamento para i cliente ter acesso a esse material. Se ela quiser disponibilizar material gratuitamente, porém ela quer ter uma base de cadastros no site, para ofertar outros produtos e serviços, também é possível.
Esse tipo de site é tão complexo quanto um e-commerce, porque tem que se pensar em segurança e pagamento dentro do site.
Aqui também, todas as paginas possuem um menu de navegação (geralmente no cabeçalho) e dados da empresa (endereço, telefone, e-mail, redes sociais) no rodapé.
Acreditamos que existem ainda inúmeros tipos de sites que encontramos na internet, mas esses são os mais comuns.
É importante que o conteúdo esteja bem redigido, por profissional qualificado. Que as fotos, quando for o caso, sejam de extrema qualidade visual, produzidas por um profissional qualificado.
E o mais importante, o layout e visual do site é a porta de entrada de sua empresa, e deve ser atrativo, leve, fácil de navegar, intuitivo para quem acessa.
A DMS Design pode te ajudar com seu novo website! Entre em contato e solicite um orçamento.