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04/07/2019Um fato: modismos passam e voltam. Hoje e nos próximos anos, as tendências buscam inspiração no passado.
Estamos nos distanciando do “Flat design” dos últimos anos, em benefício do retorno de designs vintage atualizados. No entanto, a tendência minimalista continua.
Os designers gráficos definitivamente ancorados no presente estão tendo o prazer de descobrir as 10 tendências que estão em cena hoje e para os próximos anos.
1. Logotipos adaptativos
Já fazem 10 anos que o design “adaptativo” começou a revolucionar a rede, e tornou-se, nos dias de hoje, a norma. A incrível popularidade da navegação móvel (e de todos os diferentes dispositivos e tamanhos de tela) tornou a navegação a prioridade de todos os sites. Designers gráficos e programadores começaram a experimentar as diferentes maneiras de criar seus designs para que possam se adaptar a todos os tamanhos de tela e modos de uso atuais. Todo esse trabalho lançou as bases para o que hoje é chamado de “design adaptativo” (responsive design em inglês).
A ideia de modificar um logotipo para que ele possa ser usado em muitos contextos sempre foi impensável … até hoje. Há algum tempo, as empresas vêm redesenhando seus logotipos para modernizá-los e / ou simplificá-los. Portanto, não é surpreendente que a adaptabilidade seja o próximo passo na resposta à demanda.
- Exemplos de “logos adaptativos”. Via Joe Harrison
O designer gráfico Joe Harrison desenvolveu um projeto experimental chamado Responsive Logos para explorar a criação de logotipos que podem ser usados em múltiplas escalas, e são chamados de logotipos escalonáveis.
- Via Google
- Via Skype
2. Gradientes (Dégradés)
Há pouco tempo atrás, gradientes estavam na moda. Podíamos vê-los em todos os lugares, nos botões interativos, no cabeçalho dos sites e em todas as apresentações do PowerPoint já criadas. Nenhum folder comercial estava completo sem seu pequeno gradiente de cor na capa. Então, por volta de 2007, eles experimentaram a decadência em favor do “flat design” (design plano).
Hoje, o “flat design” está evoluindo, e tons de cores estão fazendo seu retorno para ajudar a causa. Essa evolução é freqüentemente chamada de “flat 2.0″ ou “semi-flat design”. Essas técnicas de gradiente que vimos reaparecerem no último iOS, bem como sua adoção por líderes de mercado como o Stripe ou o Instagram, aumentaram sua popularidade. Sendo assim, poderemos vê-las cada vez mais em tudo relacionado à experiência do usuário, como papéis de parede, ilustrações e muitos outros lugares.
- Gradiente na imagem com animação da transição de cores. Via NYC Pride
- Stripe usa um gradiente vibrante ao fundo para complementar sua ilustrações “semi-flat. via Stripe
- As transições de cores vivas e tipografia do Grupo Elje estão no ponto para 2018. Via Grupo Elje
- Asana combina gradientes, ilustrações e sombras para uma aparência moderna e “flat 2.0”. Via Asana
O termo “transição de cores” também é usado cada vez mais para se referir a técnicas de gradiente. Embora à primeira vista intercambiáveis, os dois termos são um pouco diferentes: a transição de cor refere-se à aplicação moderna do gradiente, mais vibrante, mais suave e mais lisonjeira do que seu predecessor. Resumindo, mais adequado aos princípios do “flat design”.
- Design de logotipo Worksapce para helloT7 por shaka88
- Pushups fitness app para SmoothMobile, LLC por Nashrulmalik
- Aquatta logo – criado por artsigma
3. Profundidade (no “semi-flat design”)
- Cartão para um jogo sobre o Galaxii – por Boorykin
Temos visto muito o uso de efeitos de sombras para dar relevo e profundidade e é provável que as sombras serão bastante usadas nos próximos anos. Tal como acontece com gradientes de cor, efeitos de sombras foram abandonados para dar lugar ao minimalismo extremo e projetos 2D.
Em contrapartida, percebemos agora que o relevo é uma grande ferramenta para ajudar os usuários a estabelecer uma hierarquia visual dos elementos apresentados a eles. Os designers gráficos utilizaram “sombras longas” para adicionar dimensões aos designs planos quando o Google Material Design reintroduziu o conceito como um aprimoramento da experiência do usuário. A ideia se espalhou rapidamente e os designers gráficos voltaram a usá-la. Estas novas técnicas consistem frequentemente na criação de sombras de grandes dimensões, suaves e por vezes coloridas, a fim de dar relevo e profundidade aos desenhos (ao contrário das técnicas antigas que eram bastante duras e artificiais).
- Um exemplo de design de material. Via Inbox by Gmail
- Sombras grandes e suaves ajudam a determinar a hierarquia e a interatividade neste incrível site de Material Design. Via Android
Os puristas podem não estar convencidos, mas a profundidade/relevo encontrou seu lugar na estética do design plano, melhorando a funcionalidade e a simplicidade dos projetos; dois princípios que são as bases do “flat design”. E essas técnicas continuarão a se desenvolver para finalmente criar o novo movimento “semi-flat”. Já vemos muito à nossa volta, seja em ícones, ilustrações, sites e aplicativos móveis e até mesmo em designs impressos.
- Sombras sutis ajudam os componentes da interface do usuário a aparecer nesse design exclusivo. Codecourse homepage design por His-P Design Studio
- Sombras sutis ajudam os componentes da interface do usuário a aparecer nesse design exclusivo. Via Base UI for Sketch
4. Bicromia
- Calendário de AfriSam 2018 Papelaria Corporativa. Via Katt Phatt, Andrew Footit, Promise Luxe ™, charlet hepworth, Ali Cordeiro, Redator, Nic Kostouros, Sherilea Gaspar
Duotone é produzido tradicionalmente usando um processo de impressão de semitom (ou halftoning), em que dois tons contrastantes são impressos um em cima do outro para criar uma imagem de duas cores. Essa técnica, que é a base das técnicas de impressão, encontrou uma nova vida no mundo digital. Os softwares de edição de imagens tornou o processo mais fácil do que nunca, e até levou o conceito um passo adiante com o processo monocromático, de três cores, processo de quatro cores e “falsa duotone” (imagens coloridas).
- Spotify optou por imagens de duas cores para a marca Via Spotify
Spotify foi responsável pelo retorno do duotone, usando esta técnica para suas recentes campanhas de marketing. Os designers gráficos a adotaram porque ela combina perfeitamente com o design elegante “semi-flat”.
Com suas cores brilhantes e suas diversas aplicações possíveis, o duotone tem sido usado hoje e será usado nos próximos anos.
- Design de cartaz Duotone para arquitetos Gauthier & Nolet. Via Jvstin Bechard
- Design de embalagem do produto por :: scott ::
- Os Duotones são usados em todo o incrível design do site para “Multimedia Guides to Polish Culture”. Via Culture.pl
- NewDealDesign usa imagens duotônicas vívidas em todos os lugares. Via NewDealDesign
5. Paletas e padrões inspirados nos anos 80 e 90
- A identidade da marca inspirada nos anos 80 do Bliss Thai. Via Daria Kwon
- A linha de papéis de carta e papéis decorativos da Write Sketch tem uma vibe incrível dos anos 80 e 90. Via Write Sketch
- Branding de Redux Saints com o logo “elétrico” dirigido por austinminded
De tons pastel (incluindo o famoso “rosa milenar”) a cores elétricas, as paletas usadas nos anos 80 e 90 estão mais uma vez ganhando popularidade. O afastamento do movimento “extra-plano” verá o nascimento de um retorno de formas abstratas e geométricas inspiradas pelas décadas pré-milenares.
Como as crianças nascidas nesses anos se tornaram adultos influentes, tanto como designers gráficos quanto como consumidores, essa tendência voltará a ser vista hoje e nos próximos anos e trará um toque de nostalgia aos designs que nos cercam.
- A ilustração divertida da Fun Employed é uma fusão de retro e plana. Via Fun Employed
- O Nordic.design é bonitinho com seus padrões geométricos e cores neon. Via nordic.design
- Cores brilhantes e padrões geométricos para amostras MOO. via MOO
6. Movimento e animação
Você pode ter ouvido muito sobre micro interações ultimamente, mas o que é isso exatamente? Para simplificar, as micro interações são pequenas animações feitas para se comunicar com usuários de uma plataforma e ajudá-las a executar determinadas tarefas. Eles interessarão aos especialistas em experiência do usuário (UX) e provavelmente serão uma das maiores tendências já vistas.
- Interações de aplicativos para Final. Via Ramotion
- Contact sync com micro interações. Via Ramotion
As micro interações estão em toda parte e, embora nem sempre estejamos conscientes, toda vez que recebemos uma notificação do Facebook ou deslizamos perfis no Tinder, interagimos com essas micro-animações. Eles são particularmente úteis para dar aos usuários a sensação de manipular a interface por meio de suas ações e reações. Este tipo de detalhe pode realmente deixar seus projetos mais interessantes e intuitivos!
- O novo movimento de 500px. Via William Kesling para o Focus Lab
- Marca oficial animada para o Uber. Via Nicolas Girard
- Animações para o novo sistema de marca Google. Via Adam Grabowski
Em termos de animações mais significativas, GIF’s e SVG’s são ferramentas valiosas para comunicar ideias, conceitos e processos, envolvendo os usuários. Os GIF’s evoluíram muito desde a sua criação e agora estão perfeitamente integrados ao ambiente digital atual. Nós vemos em toda parte: anúncios, e-mails, boletins informativos, ilustrações, ícones e até logotipos. GIF’s animados realmente se tornaram uma tendência por conta própria e nós entendemos o porquê: eles são engenhosos e chamam a atenção facilmente.
- Estes não são seus GIFs médios. Via The Artery
- Contras Responsive animated header GIF demonstra o conceito por trás de seu produto. Via Icons Responsive
- O site da Bloom está cheio de ilustrações e animações. via Bloom
Falando de animações, está sendo muito usado o efeito de imagens animadas que são basicamente fotos estáticas nas quais um loop de vídeo foi adicionado em apenas uma parte da imagem. Isto dá uma bela paisagem rural para a qual o movimento do vento, por exemplo, foi adicionado. O contraste entre quietude e movimento dá uma impressão quase surreal ao design final. Esse efeito pode ser vídeos ou GIFs animados. Espere ver mais e mais hoje e nos próximos anos em sites, aplicativos móveis e redes sociais.
7. Tipografia
- A Slack integra perfeitamente as fontes serif em um design plano, “flat design”. Via Slack
- As fontes Serif ajudam a definir o tom deste projeto épico. Via General Electric
No que diz respeito à tipografia, designers gráficos irão se mover mais e mais em direção a fontes artísticas e extragrandes. Fontes sem serifas inspiradas na famosa Helvetica que dominaram o espaço digital até agora não têm mais prioridade, embora permaneçam bastante sintonizadas com os tempos (especialmente fontes em negrito e extra-negrito). Um retorno à variedade é anunciado, durante os próximos anos.
- A tipografia extra grande e animação Bolden são realmente muito bem sucedidas. via Bolden
Veremos aparecer fontes mais decorativas e artesanais, além do grande retorno de fontes serifadas! Sim, dissemos serifadas. Já começamos a ver algumas delas apontando para nossas telas, especialmente em conjunto com uma fonte sem serifa. Com a demanda por sincronização de dispositivos e mídia, os designers gráficos deixaram de usar as fontes serifadas para evitar inconsistências na marca/branding. Agora que essas fontes estão recuperando popularidade no mundo digital (provavelmente graças à melhor qualidade das telas e às muitas possibilidades oferecidas pelo Google Web Fonts), podemos esperar que essa tendência cresça.
- Conceito de design de embalagem Alta por Fe Melo
- Arte do álbum para Low High apresentando tipografia criativa por nevergohungry
- Capa do livro Wir Im Wandel por nevergohungry
As tendências tradicionalmente vistas na impressão também farão sua estreia em telas, incluindo tipografia experimental e artística, layouts originais e posicionamentos com imagens, bem como variações ousadas em termos de espaçamento e alinhamento.
- Tão moderno e ainda tão retrô. Via Polaroid Originals
- Pierre Nguyen nos mostra que maior pode ser melhor. Via Pierre Nguyen
- Serifas ousadas e animações caprichosas são um ótimo par. Via Nurture Digital
8. Projetos personalizados e ilustração
- Logotipo impressionante com tipografia personalizada. Uma colaboração de Dusan Klepic DK ™ e ludibes
- Este conceito de design de site móvel ilustrado por Boorykin é seriamente incrível.
- The Year of You book cover design de capa de livro para hannahs3 por LilaM
Seja caprichosa, pragmática ou puramente artística, a demanda por ilustrações sob medida continuará a crescer. Esse tipo de imagem sempre desempenhou um grande papel na indústria de impressão. No lado digital, no entanto (e apesar do fato de o Flash estar em cena desde a década de 2000), esse tipo de ilustração nunca despertou muito interesse até agora.
- Ilustrações personalizadas para rocket por SpoonLancer
- Design de expositores para cloco by Mila Jones Cann
A acessibilidade das imagens dos bancos online resultou no abandono do desenho, pintura, caligrafia, tipografia artística, fotografia e ilustrações em geral, na rede. Isso também inclui versões modernas dos grandes clássicos como duotone e dupla exposição, por exemplo, que estão se tornando tendências por conta própria. O movimento de design plano, “flat design”, também deixou muito pouco espaço para enfeites, preferindo ícones e gráficos mais suaves. Os resultados são finalmente pouco homogeneizados.
- A divertida arte gráfica inspirada nos anos 80 do MailChimp. Via MailChimp
- Essas ilustrações são francamente extravagantes. Via Denise Chandler
- O jogo inspirou currículo interativo de Robby Leonardi.
As ilustrações personalizadas permitem criar uma linguagem visual que, por sua vez, trará uma vantagem real à personalidade de uma marca. Os designers gráficos poderão se dar ao luxo de ser verdadeiramente criativos, uma vez que a tendência é para a diversidade de estilos e que os clientes buscam explorar o potencial ainda inexplorado do design.
- Essas ilustrações inspiradas em Matisse com animações sutis são simplesmente impressionantes. Via Inside the Head
- Parte “flat”, parte anos 80, tudo personalizado. Via New Enterprise Associates
- Ilustrações delicadas e atemporais feitas em aquarela. Via House at Khlebny
9. Fotografia autêntica
- Esta fotografia do Yeti é cheia de ação. via Yeti
“Autêntico” significa as fotos que comunicam algo real. Quer trabalhe com fotografias de bancos ou que as tire, escolha fotografias que expressem uma emoção, contenham ações ou contem uma história. As fotos naturais, sem filtro e sem tratamento gráfico, foram uma grande parte do movimento de publicidade dos anos 90. E embora não esteja claro por que, nos últimos quinze anos, as fotos ultra-tratadas foram as mais usadas, ficamos felizes em ver que o natural está de volta, com composições autênticas (e mais interessantes).
- As cenas da vida real do Big Cartel se relacionam com seu público artístico. Via Big Cartel
- Sério, esse cão é muito fofo! Via Dog Jogs
A demanda por fotos autênticas só aumentou em 2017 e continuará em 2018 e 2019, já que as marcas buscam atingir o público e os designers gráficos para se livrarem de imagens superpostas e irrealistas.
Felizmente, bons fotógrafos não são incomuns e contribuem enormemente para o sucesso dessa tendência, seja por meio de contratos particulares ou alimentando bancos de imagens.
- Este projeto é cheio de fotos e cenários épicos. Via Epiccurrence
- Elegant Seagulls combina fotografia personalizada com tipografia arrojada para uma aparência moderna e criativa. Via Elegant Seagulls
10. Vintage rico e detalhado
- Embalagens de sabão feitas por Martis Lupus
- Conceito de embalagem de alimentos saudáveis por Hive – Agency
- Rótulo de cerveja vintage e atemporal para Marina by MANTSA®
A tendência vintage não é inteiramente nova, porém permanecerá firmemente enraizada no ao redor do design atual. E embora possa parecer contraditório ao minimalismo em vigor, os logotipos e ilustrações bem tratados e trabalhados sempre foram atemporais. E as marcas que buscam se diferenciar de seus concorrentes costumam encontrar o caminho optando por um design sofisticado.
- Conceito de design de caixa da Whiskey por Esteban T
- Design de logotipo para eJuice Perfect Steep por Mojo66
- Design de rótulo de salame para Bona por Wooden Horse
Embora a tendência não seja necessariamente óbvia para todos, as marcas especializadas em bebidas (especialmente aquelas que oferecem vinhos e destilados) e o setor de alimentos têm se beneficiado dessa tendência há anos, com excelentes resultados. Fabricantes de cervejas artesanais, produtos orgânicos e naturais são adeptos desse estilo e usam-no para comunicar o aspecto artesanal de seus produtos ao seu público.
- Marca italiana floral do restaurante de Fiore. Via No Name Branding
- Conceitos de design de rótulo vintage por .g.
- Encontre a garrafa de gim perfeita com este maravilhoso aplicativo móvel Via Ginventory
Você está pronto para os novos tempos?
Este é um momento interessante para o design gráfico. Ilustrações artísticas são revalorizadas enquanto observamos certa resistência ao minimalismo do design plano, “flat design”. A cena gráfica está se tornando mais rica, concentrando-se mais na originalidade e individualidade das marcas e seus públicos. A mistura de tendências antigas e novas será propícia para assumir riscos hoje e nos próximos anos.
Então, liberte a sua criatividade!
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Fonte: Blog 99designs, traduzido do francês e adaptado para o português.