Home Office – 15 dicas para trabalhar em casa
16/04/2020Qual a diferença entre logo, logotipo, marca e logomarca?
10/07/2020Aqui na DMS Design, acabei de lançar minha loja virtual e pensando nisso, resolvi dar algumas dicas para montar a sua!
Mas antes, gostaria de expor alguns desafios que tive que enfrentar:
Como decidi de ultima hora fazer este projeto, eu não tinha planejado, o que me atrasou um pouco. Então planejamento é importante para não se perder no meio do caminho.
Como eu já criei varias lojas para clientes, eu sempre solicito os conteúdo finais da loja toda, porém, no caso da minha loja, eu fui criando aos poucos, o que pode ter sido um tanto estressante, porque eu queria terminar logo, porém queria que ficasse perfeito, e como sabemos, essa combinação é impossível.
Eu criei a loja para facilitar a forma como atendo meus clientes e futuros clientes. Geralmente, ao solicitarem um orçamento, eu sempre redijo uma proposta detalhada para cada tipo de projeto. Assim o cliente entende o que vou entregar, no valor da proposta. Acredito que a loja irá fazer com que eu otimize meu tempo.
Por exemplo: para um site institucional, que geralmente eu demoro uma hora do meu tempo para redigir uma proposta personalizada, agora, pela loja, o cliente poderá ir lá, verificar se o valor está de acordo para ele, comprar o serviço e verificar lá mesmo as condições e informações de entrega do projeto.
Eu acredito que se as informações são transparentes, como descritivos, valores, prazos, formas de pagamento, enfim, tudo relativo a um projeto ou produto, o cliente decide na hora se quer comprar ou não, se é isso que ele está buscando, e isso faz com que eu ganhe um tempo precioso. Assim, eu só atendo os clientes que realmente estão interessados em fazer o projeto comigo.
Sendo assim, vou listar vantagens de ter uma loja virtual:
- O tempo que perdemos enviando fotos, valores, formas de pagamento… por whats, grupos do Facebook, postagens no instagram, e-mail… é algo muito trabalhoso e cansativo.
Ganhe tempo: depois que sua loja virtual está pronta e funcional, você só precisará divulgar, divulgar e divulgar. Quem tiver interesse irá visitar sua loja e já verá seus produtos, fotos, preços, descrições, forma de pagamento, etc. Deixando você mais livre para a divulgação e atendimento personalizado para clientes que realmente irão comprar seu produto.
- Alcance o mundo! Se seu produto pode ser vendido mundialmente, porque não? Na loja virtual, sua localização não importa. Você pode vender para qualquer parte do mundo, lembrando que para exportação, precisa verificar as leis de cada país.
Um exemplo bom para uma venda mundial poderia ser um livro virtual, que você venda para pessoas que falam o idioma do livro, porém não moram no seu país. Ou vender cursos digitais. Enfim, o céu é o limite!
- Funciona 24 horas por dia! Sua loja está sempre aberta, funcionando sozinha!
Imagine que alguém decida comprar um produto as 2 da manhã. Sua loja estará aberta e a venda será efetuada pela própria plataforma da loja. Simples assim!
Ao acordar na manha seguinte, você apenas deverá embrulhar o produtos, se for um produto físico, e envia-lo. Foi a venda mais fácil que você fez!!
- É barato! Apesar de você precisar investir para a criação da loja, sendo contratar uma empresa para desenvolver ou contratar uma plataforma pronta, esse investimento será infinitamente menor do que uma loja física (reforma, aluguel, condomínio, manutenção, funcionários, folha de pagamento, estoque).
Na loja virtual, dependendo do volume de vendas, você consegue gerencia-la sozinho.
Explico: na plataforma de WordPress + woo-commerce, emitem-se relatórios de vendas, estimativas, cadastro de clientes já fica dentro do sistema, integração com meios de pagamento, cálculo de frete integrado com correios, emissão de cupons de desconto, promoções, controle de estoque, etc.
Por outro lado, se você passa a ter um grande volume de venda, você terá que investir num bom servidor de hospedagem e talvez nesse caso, necessite de um funcionário para ajudar e de um profissional de TI para manutenção do site.
- É versátil: É possível mudar as promoções, vitrine, valores, fotos de forma muito rápida. A plataforma tem varias funcionalidades para alterar rapidamente as informações.
- HOME OFFICE! Você não precisa ter um escritório físico, apenas um computador e irá trabalhar de casa. Horário flexível, mais tempo para você e sua família, não pega transito…
Você pode ter uma loja virtual usando seu CPF, incialmente, e depois, quando ela crescer, poderá abrir uma MEI ou ME, dependendo do faturamento.
- Baixo risco: É muito improvável sua loja virtual dar prejuízo. Uma loja física te muito mais probabilidade de falir do que uma loja virtual. Sua loja só pode falir se o marketing digital estiver sendo feito de forma incorreta. Porém, se você investir num bom marketing digital não tem erro.
Espero ter ajudado falando das vantagens e agora vou dar algumas dicas:
- Defina seu produto ou serviço.
- Independente do(s) produto(s) ou serviços, além de fotos de qualidade, rediga uma descrição para cada um.
- Faça uma planilha com as seguintes informações de seus produtos ou serviços: categorias, subcategorias, nome, descrição, código de venda (SKU), quantidade em estoque, valor, atributos, medidas, cores, e informações relevantes.
- Mesmo sendo uma loja virtual é importante ter uma pagina sobre a empresa e uma pagina de contato.
- Precisa ter uma Política de privacidade, termos e condições. Existem alguns prontos, então é só adaptar para a sua loja.
- É importante oferecer diversas formas de pagamento online como aceitar cartão de credito (compras parceladas), transferência bancária e boleto.
- A identidade visual de sua empresa deve ser impecável, porque é a primeira impressão que fica para seus clientes. Então invista num layout de qualidade e agradável a seus possíveis clientes.
- Ainda falando em design, a HOME deve ser muito bem criada para que seu visitante queira continuar navegando, com carregamento rápido e layout responsivo para mobile.
- Escolha o domínio de sua loja com sabedoria. Clientes chegarão a ela mais rápido se o nome da URL for exatamente o que você vende.
- Contrate um servidor de hospedagem de qualidade e bom atendimento, assim, em caso de algum problema, terá um bom suporte.
- A manutenção do site/loja deve ser feita regularmente, então, caso use WordPress, Magento, ou alguma plataforma pronta, é importante combinar com o webdesigner um fixo mensal para manutenção e suporte. No caso de uma loja nesse sistemas prontos em que você paga apenas uma mensalidade, eles já vem com esse suporte incluído no valor.
- Tenha um blog. Muitos clientes acabam chegando nos site pelo blog antes de chegarem na loja. Ter um blog com conteúdo relevante traz credibilidade. E pode instalar o Adsense do Google para divulgar anúncios e ganhar dinheiro.
- Segurança é tudo: o website deve ser 100% seguro com SSL ativo (https).
- Faça um SEO de qualidade. Sua loja não vai aparecer no Google logo de cara. Isso leva de 3 a 6 meses, talvez um ano, depende muito do conteúdo da loja e de número de visitas. Porém se o SEO estiver bem feito, esse prazo poderá ser reduzido.
- Instale o Google Analytics: muito importante para mensurar o numero de visitantes e sua proveniência. Além de gerar relatórios completos que ajudam a definir quais serão as próximas ações de marketing.
- Com a loja pronta e funcionando, a dica de ouro é: DIVULGUE, DIVULGUE DIVUGUE!
- Para uma divulgação correta, defina seu público-alvo (persona).
- Crie uma linha gráfica visual atrativa nas redes sociais e e-mail marketing.
- Use e abuse das redes sociais e e-mail marketing para fazer a divulgação, porém com qualidade de conteúdo, design e fotos.
- Ofereça descontos ou CUPOM de desconto periódicos.
- Faça promoções de produtos ou serviços e deixe em evidencia na loja.
- Repita do item 15 em diante semanalmente.
Se precisa de ajudar para criar sua loja virtual e a identidade visual de sua empresa, fale com a DMS Design!
Possuo mais de 15 anos de experiência em criação de materiais gráficos e websites!
Estou com valores promocionais para desenvolvimento de loja virtual e websites.
Conheça minha loja e divirta-se! –> DMS Design Store Creations
Fotos: Pixabay