Alerta! Um golpe mundial contra designers gráficos, freelancers e profissionais da área.
15/03/2020Home Office – 15 dicas para trabalhar em casa
16/04/2020Neste momento de distanciamento Social, é imprescindível que usemos as mais diversas ferramentas online para ficarmos conectados com clientes, fornecedores, familiares e amigos.
Como fazer para seus clientes virem comprar serviços ou produtos na sua loja ou escritório?
Lembre-se, somos privilegiados por termos toda essa tecnologia ao alcance de nossas mãos!
Para quem tem uma loja física ou um estabelecimento comercial que oferecem produtos e serviços, que estão fechadas por tempo indeterminando, você pode e deve usar as tecnologias online para divulgação.
Abaixo, seguem algumas dicas:
1. Use e abuse das Redes Sociais
A redes sociais são gratuitas. Podemos postar várias artigos e ideias, assuntos, fotos, sem pagar nada por isso. Porém, como empresa, temos que ter alguns critérios de conteúdos, para não nos tornarmos “chatos” e perdermos seguidores. Lembrando que perder seguidores, acontece, é normal, só fique atento caso sejam muitos, nesse caso, você terá que rever seus conteúdos.
Dica de ouro:
Imagine que um possível cliente chega no seu estabelecimento comercial, seja ele uma loja de roupas, um restaurante, um salão de beleza, um consultório médico, um escritório, enfim, inúmeras possibilidades.
Então imagine que o ambiente em questão está bagunçado, sujo, mal cuidado,… O que você faria se você fosse o cliente, você daria credibilidade para esta empresa?
Acredito que não. Então nas redes sociais é a mesma coisa. Se não cuidar da sua imagem, os seus possíveis clientes não comprarão nada.
Para isso acontecer, você precisa seguir alguns critérios:
- Antes de tudo: planejamento
Faça um planejamento semanal. Se conseguir, faça mensal ou quinzenal, mas é importante ter esse planejamento. Se você tem uma loja, o ideal seria fazer 2 a 3 postagem por dia, sim, por dia, porque tem que mostrar a variedade de produtos que você tem. Essas publicações podem ser fotos (de ótima qualidade), ideias, dicas, stories, vídeos…
Se você tem um salão de beleza, é recomendável fazer 2 ou 3 por dia, para mostrar todos os serviços prestados.
Já se você tem um consultório ou uma empresa de serviços, dependendo do mercado que você atende, o ideal seria ao menos 3 posts por semana.
Existem ferramentas pagas e gratuitas para programar os posts em uma ou varias redes sociais.
Falarei, ao final do artigo, de uma gratuita que tenho usado e está me atendendo muito bem.
- Procure postar fotos de qualidade, com boa iluminação, tanto de produtos ou serviços. Crie uma linha gráfica / design planejado, colocando o logotipo de sua empresa, e mais algum detalhe visual que atraia a atenção do visitante. Existem milhares de templates online para isso. Caso você queira algo realmente personalizado, a DMS Design pode te ajudar.
- Quando for redigir um texto ou uma chamada para a imagem, sempre verifique se está bem escrita, se as pessoas irão entender o que você está oferecendo. O ideal é ter uma foto com pouco texto, porém usar o descritivo da própria redes social para escrever um texto mais longo e explicativo, quando necessário. Se precisar de ajuda com esta parte, a DMS Design tem parcerias com profissionais de conteúdo estratégico.
- O Instagram não habilita links nos textos, apenas é possível marcar outros perfis, então, caso seu post tenha um link especifico, você pode escrever: para mais informações, clique no link da Bio (lembrando de alterar esse link no dia da postagem 😉 )
- Use Hashtags. Sempre. Porém com sabedoria. Como assim? O ideal é usar # que sejam da sua área de atuação e também da área do público-alvo que você quer atingir com esse post. Alguns exemplo: no caso da DMS Design, sempre uso # como #designgrafico #website #logotipo… Porém, caso eu esteja escrevendo para um publico-especifico, vou usar também #empreendedor #usabilidade #escritoriodedireito #contabilidade, serei mais especifica nelas. Deu para entender?
- Ainda sobre Hashtags, no Instagram tem um limite de 30 por post. Nas outras redes sociais, é mais livre, porém não recomendo usar mais de 30 para não confundir o publico que quer atingir.
- Sobre conteúdos: varie! Divida os conteúdos entre oferecer um serviço ou produtos, e também oferecer dicas gratuitas na sua área de atuação, faça promoções, faça sorteios, aliás, sorteio é ótimo para conseguir mais seguidores, que podem vir a tornarem-se clientes.
- Use conteúdos de acordo com cada redes social:
O Facebook e Instagram são mais parecidos, inclusive podemos integrar as 2 contas. O que for postar no Facebook, poderá ser postado no Instagram, de forma automática. Porém existem algumas limitações.
Recomendo uso do Twitter para postar artigos e noticias, do tipo blog. Pode postar fotos, ou integrar os posts, após postar no Instagram, pode. Mas acho pouco provável que tenha curtidas, porque fará a pessoa sair do Twitter para carregar o Instagram, e caso ela esteja lendo as noticias, ela não fará isso. O ideal é fazer um post no Twitter, só com um texto, link do artigo e foto (fotos chamam mais atenção que apenas texto em qualquer rede social). No Twitter ainda temos a limitação de caracteres, então tem que ser um texto mais conciso e direto.
O Linkedin é uma rede social mais corporativa, ou seja, se seu público-alvo são empresas corporativas, é interessante postar lá. Porém, se você vende roupas e acessórios, não publique as fotos no Linkedin, apenas divulgue seu negocio com resultados. Você pode dar dicas corporativas para a rede, de como obter resultado, dicas estratégicas, enfim, um conteúdo mais corporativo.
- Fotos e vídeos são bem-vindos em todas as redes sociais, lembrando que cada uma possui uma limitação de tempo.
O Facebook e o Linkedin são livres de tempo. Pode postar vídeos longos, porém, caso o vídeo seja longo demais, o ideal seria inserir o link direto do Youtube ou Vimeo.
Twitter só aceita vídeos de até 1 minuto, na timeline. Senão use link externo.
O Instagram está bem maleável. No feed, você pode escolher que tipo de vídeo quer publicar. Se tiver até 1 minuto, publique no feed normalmente, caso tenha mais de 1 minuto, use o IGTV, que aceita vídeos mais longos.
- O Instagram e Facebook ainda tem o Stories.
O Twitter começou a usar algo similar, o Fleet, mas é uma funcionalidade muito nova e ainda nem todos estão usando. Stories e Fleets são publicações que ficam em destaque no topo dos aplicativos e aparecem com sua foto de perfil e um circulo magenta em volta (Instagram) e azul (Twitter). Pode postar tanto fotos quantos vídeos, o tempo é indeterminado, porém cada bloco fica 15 segundos na tela. Eles ficam disponíveis apenas 24h, depois somem. Por isso são interessantes quando se quiser fazer uma promoção rápida, ou divulgar um post, video… No instagram ainda pode usar o Stories para deixar em destaque na pagina do perfil. Se você quiser divulgar seus produtos e serviços, por exemplo. Além disso, o Stories e Fleet tem varias funcionalidades que o Instagram e Twitter oferecem, gratuitamente.
Recomendo sempre usar fotos e imagens bonitas, de qualidade, com visual agradável de ler. Para vídeos, recomendo bom senso. Se você tem loja, mostrar as peças da nova coleção, dê dicas de estilo, enfim, seja criativo.
Para outras áreas, como alimentos, por exemplo, pode ensinar uma receita, ou falar de promoções, entrega a domicilio de confiança, por exemplo.
- Dê dicas úteis para seus seguidores. Interaja com eles, responda as duvidas, lance enquetes para entender o que buscam.
- Posts e anúncios patrocinados:
Estes são anúncios pagos dentro das redes sociais. O valor é relativamente baixo, no Facebook e Instagram, geralmente R$1 por dia que a postagem será publicada. Os anúncios patrocinados são chamados de DarkPosts, porque eles não aparecem no feed de sua pagina. Já os posts patrocinados foram publicados ao menos uma vez no feed, e você pode escolhe-lo para gerar um patrocínio.
Você pode fazer isso direto pelo Facebook. Qualquer patrocínio contratado no Facebook será divulgado no Instagram também, mesmo que você não possua um perfil no Instagram.
Para fazer um desses anúncios patrocinado, você precisa definir algumas estratégias de marketing, assim obterá os melhores resultados.
Se fizer de forma aleatório, é provável que seu anúncio não chegará para as pessoas certas e você acabará desperdiçando seu investimento.
Você tem que ter um público-alvo (persona) bem definido (faixa etária, sexo, tipo de perfil…), abrangência territorial (Nacional, estadual, cidade, bairro…), específico (quer atingir apenas empresas de um setor especifico, ou um grupo de setores…), tudo isso deve ser planejado antes de enviar seu anúncio, assim seu negocio terá mais chance de obter melhores resultados.
Para mais dicas de Instagram e Facebook, escrevi um tempo atrás outro artigo: como dar um UP no seu instagram profissional.
2. E-mail Marketing
Se você tem um mailing de seus clientes físicos, você pode disparar regularmente e-mails com produtos e serviços, em promoção ou lançamentos.
Existem diversas ferramentas na internet, gratuitas e pagas, para disparo de-mails.
Lembre-se que a maioria dos e-mails caem no SPAM das pessoas, e ela acaba nem vendo/lendo, ou, ela recebe milhares de e-mails desses por dia, e acaba passando reto pelo seu, que será apenas mais um. Por isso seu conteúdo, design e abordagem devem ser concisos e impecáveis, porque o e-mail marketing é uma das portas de entrada de sua empresa, e geralmente, fazemos link para o site da empresa, o q nos leva a próxima dica.
A DMS Design pode ajudar na criação de layouts e conteúdo relevante para sua empresa.
3. Website, e-commerce ou site OnePage
Existem diversos tipos de sites, tudo depende do perfil do seu negócio, porém se você tiver um site bonito, bem elaborado, moderno, e com conteúdo interessante e relevante, seu negócio já gera confiança nos cliente. Mais uma vez estamos falando da imagem da empresa, a porta de entrada. Mesma analogia que fiz no inicio desse artigo.
SEGURANÇA É TUDO!
Seu site precisa ter segurança digital, ou seja, o ícone de cadeado que fica no navegador. Além de trazer mais segurança para seu visitante, o Google melhora a sua posição no ranking de buscas. É muito importante também ter um bom SEO (Search Engine Optimization).
4. WhatsApp e ferramentas de vídeo conferência
Na era digital, nos acostumamos a interagir mais usando essas ferramentas poderosas.
Eu ainda acho que temos que ter muito, mas muito bom senso antes de disparar uma mensagem de venda de produtos e serviços por Whatsapp. Porque? Em primeiro lugar, esse APP é a porta de entrada para a intimidade de uma pessoa, ou seja, ela vai receber esta mensagem não importa onde ela estiver, porque não existe um ser humano hoje que esteja longe de seu celular! rs. Então, se enviamos uma mensagem por Whatsapp num momento inoportuno, a pessoa pode se irritar e te bloquear, e você acabará perdendo um cliente em potencial, apenas porque, para ela, você invadiu sua privacidade enviando uma mensagem na hora errada.
Se você conhece o cliente pessoalmente, sempre pergunte se pode enviar promoções e lançamentos por Whatsapp, e caso positivo, ok. Mas sempre deixe a opção dele escolher não fazer mais parte da lista.
Tendo a lista de contatos dos clientes que autorizaram o envio, sempre tenha bom senso na escolha dos horários para envio. Evite muito cedo ou muito tarde, melhor sempre enviar no horário comercial. Evite enviar mensagem aos finais de semana, porém, caso seja inevitável, envie após o almoço e à tarde, e evite enviar logo cedo e à noite.
Dica: Crie grupos de clientes, e pergunte se querem participar. Hoje podemos criar um link que a pessoa já clica e entra no grupo, porém ela o fará por livre e espontânea vontade/escolha.
Pense em conteúdos relevantes para seu grupo, e não apenas de venda de serviços e produtos. Varie os conteúdos, assim seus clientes não ficam pensando que você só quer vender e vender. Todo mundo quer vender, claro, é nosso ganha pão, mas precisamos ter em mente que somos seres humanos e não máquinas. Ou seja, tenha tato com seus clientes, cuide deles, fidelize-os, cliente felizes e bem cuidados indicam outros clientes, geralmente amigos próximos.
Converse com eles por áudio, vídeos ou gravações. Só textos e imagens torna-se muito impessoal e genérico, então ao interagir com vídeos e áudios, a comunicação digital é mais humana, como se fosse quase ao vivo. O que gera mais conexão entre seu negocio (você) e seu cliente.
Dica de ferramenta gratuita (com limitações) para programar publicações (posts)
Tenho usado o Hootsuite, que é gratuita para um limite de funcionalidades. Caso, com o tempo, você sinta a necessidade de ter mais feedback e funcionalidades da ferramenta, você terá que pagar uma mensalidade/anuidade.
Vantagens:
- Achei relativamente fácil de mexer, interface super intuitiva
- No plano gratuito, pode cadastrar até 3 redes sociais
- Ela tem um calendário onde você pode acompanhar as postagens que programou e editá-las novamente (antes da data programada) caso precise
- Pode programar até 30 posts por mês (somando as 3 redes sociais, ou seja, 10 posts para cada uma), então dependendo do tipo de negocio que você possui, poderá programar 2 posts por semana na versão gratuita da ferramenta.
- Se não tiver computador, tem APP para celular!
Desvantagens:
- Só pode postar 1 foto por post. Caso queira postar um coleção de fotos no mesmo post, terá quer se conectar em cada redes social, separadamente, e não poderá programar as publicações.
- Para vídeos, tem uma limitação de tamanho, então tem que testar para verificar se a ferramenta irá publicar. Caso não funcione, terá que publicar separadamente em cada uma das redes sociais, manualmente.
- Não dá para publicar Stories do Instagram, apenas pelo próprio APP Instagram
Se você tem um negócio onde tem que publicar varias vezes por dia, recomendo pagar a ferramenta, assim terá acesso a todas as funcionalidades, inclusive relatórios completos.
Dicas:
Ao publicar um conteúdo relativamente grande, o Instagram tem uma limitação de caracteres maior que o Linkedin, ou seja, talvez tenha que adaptar o conteúdo para o Linkedin, porém o Hootsuite avisa quando há alguma limitação na publicação, para cada rede social.
O Facebook é a única rede social que já possui uma funcionalidade para programar posts/publicações.
Na DMS Design, minhas parceiras e eu estamos a disposição para ajudá-lo a obter melhores resultados para seu negócio.
Minhas parceiras são das seguintes áreas:
Carla Formanek
Fotografia e imagem: Além de tirar fotos lindas, ela tem uma consultoria ensinando clientes a produzir melhores fotos para redes sociais, site e loja virtual, usando apenas seu celular e a luz natural.
Para saber mais sobre ela, visite:
http://carlaformanek.com.br/
https://www.instagram.com/carlaformanek/
Ana Paula Domanico
Redação estratégica e coaching: ela tem uma consultoria tanto para empresas quanto individuais para ajudar no seu crescimento pessoal, profissional e corporativo. Ela também faz uma analise estratégica de sua empresa para ajudar/orientar na criação de conteúdos mais estratégico e melhor posicionamento.
Para saber mais sobre ela, visite:
https://www.instagram.com/anapauladomanico_mastercoach/
https://focuscoachingexecutivo.com.br/
Delphine (eu)
Design gráfico e marketing digital: tenho uma consultoria de design e marketing, onde além de criar uma marca de confiança para meus clientes, analiso quais canais de comunicação devem ser explorados para seu mercado de atuação. Em parceria com a Ana Paula, também criamos design e conteúdos estratégicos para redes sociais, e-mail marketing, websites, e outros materiais de publicidade.
Para saber mais sobre mim, visite:
https://dmsdesign.com.br/
https://www.instagram.com/dmsdesigndel/