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16/05/2018SEO significa “otimização de mecanismo de busca”. É o processo de obter o tráfego dos resultados de pesquisa “gratuitos”, “orgânicos”, “editoriais” ou “naturais” nos motores de busca.
O QUE É SEO?
SEO (Search Engine Optimization)
Em primeiro lugar, você precisa ter um site. 🙂
Não é muito simples, porém é o que faz seu site aparecer nos mecanismos de buscas gratuitamente do Google, a chamada “busca orgânica” por palavra chave.
Assim, se você tem um site, SEO é um pré-requisito!
Não adianta ter um site se ele não tiver um bom SEO.
Veja o video e entenda:
REQUISTOS MÍNIMOS PARA UM BOM SEO
- Seu site deve ser responsivo
Puxa… nem sei bem o que é isso: site responsivo é um site que funciona bem em Tablets e smartphones, o layout se adapta aos diversos formatos de telas.
- Seu site deve ter carregamento rápido
Hoje em dia as pessoas não têm tempo a perder, se seu site demora para carregar, elas irão para outro site. Então a velocidade com que o site carrega deve ser de alguns segundos.Se seu site usa muitas fotos e imagens, recomendo colocar imagens leves. Imagens de web não precisam ter uma resolução muito alta. 72 dpi’s são suficientes. Não adianta colocar fotos de 300 dpi’s, porque a única diferença não será vista a olho nu. Porém o peso da foto em Megabytes será significativo.
- Seu site deve ter atualizações constantes de conteúdo
Caso você não faça muitas mudanças no seu site em períodos semanais, ele irá cair nas buscas do Google. Como não vamos atualizar nossos serviços ou dados institucionais regularmente, dependendo de sua área de atuação, recomendo ter um Blog. O Blog tem que estar sempre atualizado com noticias interessantes e compatíveis com seu trabalho.Caso seu site tenha um portfolio de projetos, isso também conta como atualização.Recomendo que você “cuide” do seu site e de suas redes sociais, ao menos, uma vez por semana.
- Seu site deve usar URLs amigáveis
URLs amigáveis são URLs apenas com o nome de sua página, sem símbolos ou expressões estranhas, e sem extensões como PHP, ASP, HTML…Exemplo de URL amigável
https://dmsdesign.com.br/portfolio/
https://dmsdesign.com.br/o-que-fazemos/Exemplo de URL “não amigável”
https://dmsdesign.com.br/portfolio.php
https://dmsdesign.com.br/o-que-fazemos.php
https://dmsdesign.com.br/produtos.php?categoria=5
- Protocolo de segurança SSL
Protocolos de segurança estão presentes em lojas virtuais / e-commerce. Sites com área restrita para membro também devem possuir o SSL. SSL nada mais é que o https na URL do navegador.O Google dá preferencia para site HTTPS. O protocolo de segurança protege os dados do visitante dentro do site.Contratar o serviço de SSL não é obrigatório, porém hoje, algumas hospedagens o incluem no pacote contratado, então se sua hospedagem oferecer, recomendo sua instalação no site, mesmo que seu site seja apenas institucional.
Agora você já sabe que ter um bom SEO é muito importante para um site!
Sem SEO, seu site não aparece na busca orgânica. É recomendável fazer o SEO antes de decidir pagar por Adwords e Ads em Redes Sociais.
SEO é um trabalho complexo, pois não só precisa de estudo de conteúdo e palavras chaves para seu site como também saber onde devem ser inseridas dentro do código fonte (HTML) das páginas.
As palavras chaves devem constar nas principais <metatags> do site tais como <title>, <keywords>, <description>, <h1> e <h2>.
Todas as imagens inseridas no site devem ser nomeadas corretamente. Não utilize espaços ou acentuação, apenas hífens.
Caso seu site esteja em WordPress, o processo é um pouco mais simples. Instalamos um plugin e fazemos sua configuração correta.
Porém, assim como num site HTML, o site em WordPress também deve ter seu conteúdo revisado para a implementação do SEO.
Veja aqui nosso site na 8a posição do Google, apenas com a busca orgânica!
E AGORA, COMO VOU SABER SE MEU SITE ESTÁ SENDO VISITADO DEPOIS DE TODO ESSE PROCESSO?
Obviamente vou dar uma dica super importante!
Abra uma conta no Google Analytics, ferramenta gratuita do Google!
O Google Analytics irá gerar um código para a URL do seu site.
Esse código deve constar no HTML do seu site.
O Google Analytics começa a contagem de visitas após alguns dias.
Considere verificar seu Google Analytics uma vez por semana ou a cada 15 dias. Assim poderá verificar um volume maior de visitas no site.
Se seu site não recebeu visitas, então seu SEO não está funcionando. Considere a opção de contratar um profissional para este serviço.
ATENÇÃO: Ter um bom SEO significa que seu site irá aparecer melhor no ranking dos mecanismos de busca! Ou seja, se você tem um e-commerce, terá mais visitas, em consequência, venderá mais! Se seu site é institucional, você deve destacar seus serviços e diferenciais.
Veja o vídeo sobre Google Analytics
Recomendo que invista num excelente conteúdo estratégico, fotos de qualidade, identidade visual profissional, qualidade em serviços e/ou produtos, marketing digital, e atendimento com excelência.
Veja essa noticia: O que é caro para você?
Não invista apenas em SEO. Divulgue seu site, serviços e produtos, de forma profissional, nas principais redes sociais: Facebook, Instagram, Linkedin e Twitter. Mantenha suas Redes Sociais atualizadas. Faça postagens regulamente, se possível, semanalmente. Crie conteúdos relevantes para seu negócio.