A identidade visual de sua empresa é o primeiro passo para construir sua marca no Mercado.
27/05/2018Das etapas de um projeto ao seu resultado final.
22/07/2018A maioria de meus clientes e dos clientes que prospecto, não dão importância para o Google Analytics ou nem sabem o que é.
O que é o Google Analytics?
É um aplicativo online GRATUITO que a Google oferece para monitorar seu site.
Como assim, monitorar?
Ele traz relatorios atualizados de número de visitantes, tipos de perfil, faixa etária, idioma que falam, países/cidades que moram, origem das visitas…
Os relatórios podem ser personalizados por dia, semana, mês, bimestre… enfim, uma variedade de períodos.
E porque é importante eu saber tudo isso?
A pergunta correta: qual o objetivo de ter um site com presença mundial e não saber se está recebendo visitas diarias?
Imagina que você investiu no desenvolvimento do seu site para ter uma presença na internet.
Você quer estar presente porque precisa que seus serviços ou produtos sejam encontrados pela internet, correto, então se você não souber se seu site está recebendo visitas, como vai saber o retorno que o site está tendo?
Como vai saber como melhorar e onde melhorar para ele ter mais visibilidade?
Como vai saber quem é seu publico-alvo?
O Google Analytics ajuda em tudo isso!
Veja a imagem abaixo, a primeira pagina é basicamente um relatorio da semana.
Vc sabe quantas visitas teve, de onde vieram, que dispositivos usaram, etc.
Isso nos leva a outra questão:
Tenha em mente que para seu site ir para as primeiras páginas do Google, na busca orgânica, você terá que investir em SEO (Search Engine Optimization). Investir não quer dizer que tenha que colocar dinheiro. Caso você souber fazer, seria ótimo, caso não saiba, aí terá que contratar um profissional que saiba, ou terá que fazer um curso.
Pra quem é da área de desenvolvimento de sites, é mais fácil, porém para quem não entende nada disso, recomendo procurar um profissional qualificado.
Então, como instalo o Google Analytics no meu site?
Cadastre-se no Google Analytics com sua conta gmail. Em seguida, você insere a url que deseja monitorar.
Ele vai gerar um código assim: UA-000000-0.
Se seu site está em WordPress, instale um plugin chamado All In One SEO. Após instalar, coloque este código no campo equivalente como na imagem abaixo.
Veja o video explicativo
Se seu site estiver em HTML puro, você deve copiar a tag inteira em todas as paginas do seu site dentro da tag
<head>
<!– Global site tag (gtag.js) – Google Analytics –>
<script async src=”https://www.googletagmanager.com/gtag/js?id=UA-000000-1″></script>
<script>
window.dataLayer = window.dataLayer || [];
function gtag(){dataLayer.push(arguments);}
gtag(‘js’, new Date());
gtag(‘config’, ‘UA-000000-1’);
</script>
</head>
O Google só começa a contar as visitas após alguns dias.
De quanto em quanto tempo devo consultar o Google Analytics?
Se você tem 30 minutos por dia para acessar, recomendo acesso diário.
Porém isso pode te decepcionar. Nem todos os dias são iguais. Tem alguns dias que o acesso é maior e outros, nem tantos.
O ideal seria acessar uma vez por semana, assim você consegue monitorar todos os dias daquela semana.
Se você fez alguma atualização no seu site em algum dia, e ele recebeu mais visitas, é sempre bom saber qual foi o resultado desta ação. Assim você poderá repeti-la.
Se você faz uma divulgação nas Redes Sociais, e as visitas no seu site aumentaram graças a esta ação de marketing, você saberá que lhe trouxeram algum resultado.
No video abaixo, eu explico rapidamente algumas áreas do Google Analytics.
Porém existem inúmeras funcionalidades. Algumas gratuitas e outras pagas.
Então agora você já pode monitorar seu site!
Caso não saiba como instalar, a DMS Design poderá ajudá-lo. Solicite um orçamento conosco.