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05/02/2018Dicas para melhorar a performance e o visual de seu Instagram/Facebook profissionais
Após alguns anos de uso do Instagram/Facebook, percebi que muitos perfis pessoais se confundem com perfis profissionais.
Confesso que meu perfil era assim, eu sempre misturava minha vida pessoal com a profissional, o que não é ruim, porém, como publico fotos pessoais, deixo meu perfil bloqueado. E quando publico algo profissional, nem todo mundo vê.
DICA 1: Separe seus instagrams.
Hoje, você pode ter inúmeras contas no Instagram usando apenas o aplicativo do celular. Você alterna as contas onde quer postar as fotos, sem necessidade de se logar em outra conta, o que facilita e economiza tempo.
Nas imagens abaixo, você poderá ver como alternar de uma conta para outra:
DICA 2: Tenha uma conta comercial/negócios
Deixar a conta profissional do seu instagram como comercial é a melhor forma de ter mais curtidas e divulgar seus produtos ou serviços.
Ela será pública, e tudo que você postar nela poderá ser vista por todos.
Além de poder promover o perfil ou qualquer publicação, o que não é possível num perfil pessoal, você também terá acesso a relatórios semanais, o que ajuda a planejar os próximos passos de seu negócio.
Veja as imagens:
DICA 3: Tenha um visual mais corporativo
Para que seu instagram profissional tenha mais seguidores e curtidas, deixe-o com um visual mais profissional, mais organizado.
Coloque seu logotipo nas postagens, use fotos de qualidade, use filtros se necessário.
Padronize suas fotos, criando assim uma identidade visual para seu Instagram. Isso mostra que você tem uma empresa séria e comprometida com seus produtos/serviços e com sua imagem.
DICA 4: Utilize Hastags, sempre.
O que são Hastags? Hastags são palavras-chaves com o símbolo # na frente.
Eu sempre coloco palavra-chave nos sites, e essas mesmas palavras podem ser usadas no Instagram. Porém elas têm que ser bem pensadas, originais, para ter algum destaque.
Se você colocar uma palavra-chave comum, seu post se perderá ao meio de tantos outros, agora se usar algo mais específico, terá destaque.
DICA 5: Quantas Hastags por post?
Estava lendo umas matérias sobre Marketing Digital no Google, e se você quer que seu Instagram apareça para usuário da mesma área, ou com interesses similares ao seu produto ou serviço, as Hastags são importantes.
Em um Blog, li que deve-se colocar 30 Hastags em cada postagem, que é o máximo permitido pelo aplicativo, porém pode colocar mais 30 em um comentário. Em outro blog, li que até 5 hastags são suficientes para não poluir ou confundir seu Instagram.
O que eu entendo: coloque Hastags de qualidade, não se preocupando tanto com quantidade, e sim com os diferenciais e qualidades de seu negócio.
Porém recomendo um mínimo de 5 Hastags, usando tanto as palavras-chaves comuns quanto as incomuns.
DICA 6: Número de postagens por dia/semana/mês
Se seu conteúdo é de qualidade, postagens diárias são ótimas para que seu perfil não fique esquecido e mantém seus seguidores interessados podendo atrair novos seguidores.
Porém o “tiro pode sair pela culatra”, então recomendaria uma média de assuntos, ou seja, a cada 3 posts de informações úteis, publique uma de divulgação de serviços ou produtos.
Nem todo mundo quer comprar algo, mesmo que seu perfil seja de produtos, então dê dicas interessantes sobre eles, para gerar uma curiosidade. Outra opção é oferecer um sorteio de vez em quando. Existem muitas formas de atrair seu público-alvo, seja criativo.
Exemplo: se você vende roupas e toda hora publica apenas as peças com preços, com um “compre aqui”, isso vai cansar seu seguidor e você pode até perde-lo.
Agora, se você postar dicas de combinações de acessórios ou de cores que combinam, e mostrar um exemplo da roupa com essas dicas, poderá gerar um interesse.
Ter bom senso na hora de escolher o que irá publicar é essencial para que seu perfil seja lembrado.
Claro que eventualmente você perderá seguidores, isso é inevitável, apenas não perca a essência de seu projeto. 🙂
DICA 7: Constância e reciprocidade
Não esqueça sua página por falta de tempo. Se ficar mais de um mês sem publicar nada, você vai perder seguidores. E não deixe de ver e curtir as páginas de seus seguidores, ao menos os que mais tem haver com seu negócio. Obviamente, se você chegar a mais de 1000 seguidores, não conseguirá seguir a todos, mas os que mais você se interessou, siga e curta.
Sobre constância de publicações, já vi muitas páginas abandonadas há mais de 6 meses ou anos que eu gostava muito e deixei de seguir. As pessoas acabam esquecendo de você. Então faça postagens semanais caso não tenha tempo de fazer todos os dias, como eu.
DICA 8: Divulgue
Se você quer ter mais seguidores, cuidado ao sair por aí solicitando para seguir todo mundo. Uma postura melhor é ir aos poucos, fazer com que seu perfil profissional tenha conteúdo interessante e atrativo. Divulgue-o em outras redes sociais e no seu site, envie e-mail marketing para seus clientes, amigos e pessoas com que você já teve algum relacionamento profissional.
Espero que tenham gostado das dicas para iniciar seu Instagram profissional ou melhorá-lo. Eu as escrevi por experiência própria e do que li em alguns blogs sobre o assunto.
Para saber mais sobre ferramentas digitais, leia mais neste link.
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