Seu novo website institucional ao alcance de suas mãos e de seus clientes!
11/04/2018Manual da Marca de Identidade Corporativa
28/04/2018Uma Agência de Design Gráfico tem que estar sempre atualizada com os tipos de papéis e acabamentos das gráficas.
Eu sempre recomendo papéis e acabamentos de qualidade para meus clientes.
Veja aqui algumas sugestão de papéis para alguns produtos de identidade visual.
Cartões de visitas e tags
O cartão de visitas é a porta de entrada de sua empresa. Ele é carregado em carteiras, bolsos e estojos. Ele está sempre sendo muito manuseado.
Além de ter um visual impecável, com as informações de contato, logotipo e cores de sua empresa, o ideal é que tenha um acabamento duradouro.
Um papel couché à partir de 250 gramas é ideal, assim evita que o cartão se amasse ou dobre, mantendo-o intacto nas mãos e bolso de quem o manuseia.
Além disso, não existe preferência para papel brilho ou fosco, tudo depende de gosto. O papel brilhante deixa mais marcas de dedos, ou seja, mancha mais. Eu costumo recomendar o fosco.
Para conservar melhor seu cartão de visitas, é recomendado aplicação de laminação fosca ou brilhante. A laminação dá uma proteção extra ao seu cartão, além de deixar o acabamento muito mais chique e diferenciado visualmente. A quem você entregar seu cartão perceberá que sua empresa é séria e investiu em material de qualidade.
Além disso, podemos optar por verniz localizado. O que é Verniz local? É a aplicação de um acabamento com brilho apenas em alguns elementos da arte, como por exemplo, no logotipo. O restante do cartão ficará fosco.
Folder e livretos
O folder é um resumo bem elaborado de sua empresa. Um folder pode ter vários formatos e acabamentos, sempre com dobras.
Para um folder de boa qualidade, recomendo um papel com mínimo de 150g, porém não ultrapassando de 180g, para não ficar muito rígido.
O acabamento pode ser fosco ou brilhante, com as mesmas observações do cartão de visitas, ou seja, papel brilhante mancha mais.
O acabamento pode ter uma laminação fosca em verniz local em alguns casos, dependendo da gramatura do papel.
Um folder de qualidade e acabamento visual impecáveis são imprescindíveis para apresentar sua imagem de sua empresa a seu público-alvo.
Flyer e panfleto
O flyer ou panfleto é uma lamina única. Pode ser impressa apenas em um dos lados ou em ambos.
O flyer/panfleto geralmente é mais leve, podendo usar uma gramatura de 90 gramas a 150 gramas. Assim como o folder, o flyer/panfleto pode ser desenvolvido em qualquer formato, isso dependerá do briefing solicitado pelo cliente.
Como geralmente o flyer/panfleto é mais direto e em fomato menor que um folder, as informações devem ser concisas e diretas. Usamos mais o flyer/panfleto para promoções de serviços ou produtos, falar rapidamente da empresa com serviços oferecidos e dados de contato, por exemplo.
O flyer/panfleto não precisa nenhum tipo de acabamento especial. Pode ser produzido em papel couché fosco ou brilhante.
Assim como os outros materiais, sempre preze pela qualidade visual de seu material.
Etiquetas adesivas
Alguns clientes optam por produzir etiquetas adesivas.
As vezes precisam de rótulo para seus produtos, ou precisam de etiquetas para colar em potes de vidro ou sacolas.
A etiquetas devem ter as informações de contato claras, assim fica mais fácil para, quando o seu cliente ficar sem o produto, poder solicitar novamente.
Elas devem ser resistentes aos manuseios, para não apagarem facilmente.
Para formatos, tudo depende do produto. Pode ser quadrada, redonda, retangular ou formato especial.
Hoje em dia usamos muito o BOPP. BOPP é uma sigla para “Polipropileno”, filme plástico de alta resistência.
Ele pode ser fosco ou brilhante. O acabamento é livre, e a criação é infinita.
Banners
São painéis maiores para pendurar em locais de grande movimento de pessoas.
Usados em eventos e empresas, os banners tem que ter um visual clean e direto porque estão em locais onde as pessoas não param para ler, apenas passam.
As letras e imagens devem ser grande e fáceis de ler, e deve transmitir a mensagem de forma direta, gerando uma curiosidade de quem vê.
Se estiverem em uma feira ou evento externo, por exemplo, deve constar os dados de contato da empresa. Se estiver dentro de um empresa ou estabelecimento, apenas para promover algum serviço ou produto, colocar apenas o logo e o site da empresa é suficiente.
Banner podem ter diversos formatos, porém um mínimo de 90 cm para dar leitura.
O material mais usado em banners é a lona. A lona pode ser brilhante ou fosca.
Assim como os outros materiais, eu recomendo a lona fosca por dar menos reflexo em ambiente com luzes diretas, o que facilitará a leitura do banner.
Agora você sabe um pouco mais sobre materiais e acabamento e a importância de investir em materiais impressos de qualidade para sua empresa.
Se você está precisando de novos materiais impressos, e consultoria em tipos de acabamento, solicite um orçamento com a DMS Design. Podemos ajuda-lo com a criação e produção de toda a linha gráfica de sua empresa.