Escolha bons materiais para identidade visual e papelaria para sua empresa
20/04/2018A importância de cuidar de nossos clientes
13/05/2018O que compõe a Identidade Corporativa de uma empresa?
Logotipo, marca, cartões de visitas, papel timbrado, envelopes – ofício, saco e carta, assinatura de e-mail e manual da marca.
Esse são os materiais básicos que uma empresa deve ter ao iniciar.
Alguns clientes não fazem tudo, apenas o que tem mais necessidade e prioridade, num primeiro momento, devido a pouca verba de investimento ou por não serem orientados corretamente.
Nesse caso, recomendo um kit básico: logotipo e cartões de visitas.
O essencial seria fazer o manual da marca.
O manual é um guia visual do logotipo, suas variações e suas aplicações em diversos materiais.
É basicamente descrever como um logotipo é composto, tipos de fontes, cores CMYK, Pantones e RGB, formato e tamanho de uso, etc.
Ao criar um logotipo, o designer deve oferecer a criação do manual da marca ao seu cliente.
Nem toda empresa entende sua necessidade, porém ter um manual da marca é essencial para garantir o uso correto da identidade visual da empresa, respeitando assim suas normas e diretrizes (guidelines).
O manual da marca é geralmente entregue em PDF, com uma variação de paginas, dependendo da complexidade da marca.
Vantagens de ter um Manual da Marca:
Evitar erros e retrabalho. Se sua empresa precisa anunciar em algum meio de comunicação e, ao enviar apenas seu logotipo, ele pode ser usado de forma incorreta. O que resultará em atraso de produção, retrabalho, mais tempo e recursos investidos para corrigir o erro, que seja cor, formato, tipo de fonte, etc.
Ao receber orientação através do Manual da Marca, a empresa evitará o retrabalho, porque seu logo será aplicado da forma correta, respeitando suas diretrizes.
Veja aqui outros exemplos de Manual da Marca para clientes da DMS Design.
Mesmo que a DMS Design não tenha criado seu logotipo, caso sua empresa não possua um Manual da Marca, podemos fazer um de sua identidade visual.
Consulte-nos para um orçamento.