Parcerias
11/03/2018Seu novo website institucional ao alcance de suas mãos e de seus clientes!
11/04/2018O que seria da vida se não houvessem cores?
E se a vida fosse em preto, branco e cinza, como seria vivida e sentida?
Já assistimos a filmes ou mesmo já vimos fotos em preto e branco e nos acostumamos com a falta de cores naquele momento. Porém sempre ficamos imaginando qual seria a cor daquela blusa, daquele sofá ou de elementos que compõem a cena, a foto? E você?
Quando se trata de uma paisagem da natureza, podemos até imaginar os tons de verdes, marrons, vermelhos… Porém não é a mesma coisa que ver.
Então, qual o significado das cores em nossas vidas? Você tem uma cor predileta? Ou uma cor que você não gosta? Não importa, o que importa é que com cores, a vida é mais significativa!
E qual a importância das cores no design?
A combinação de formas e cores é crucial para harmonizar um elemento, um ambiente, um quadro, uma imagem ou um logotipo.
É assim que nos identificamos com o que vemos, com o que gostamos e sentimos.
Sim, as cores nos representam, representam nossa marca, representam nosso trabalho, e o mais importante, representam nossa essência.
Assim, para qualquer atividade em que se usem cores, deve ter uma harmonia e gostos pessoais, tais como combinação de roupas e moda, maquiagem, design de interiores, decoração, jóias, acessórios, etc., e, é claro, design gráfico!
Então, quando criamos um logotipo para um cliente, antes de começar, é necessario entender o que o cliente faz, entender seu trabalho, entender a sua essência, assim podemos sugerir cores que melhor “casem” com seu trabalho e projeto.
As cores podem ser compostas por tons fortes e por tons pastéis. Podemos usar preto e cinzas, podemos usar o que seja mais de acordo com a sua área de atuação, ou podemos inovar, fazer algo totalmente inédito.
Na questão gosto, a gama de cores é ilimitada! Cores são infinitas!
A criação é infinita!
Agora vamos para esclarecimentos mais técnicos das cores.
Você sabia que existem 2 tipos de cores: as cores quentes e as cores frias.
- Cores quentes são: Vermelho, laranja, amarelo.
- Cores frias são: Azul, violeta, verde
Veja a imagem para entender as variações de cores frias e quentes:
A cor depende da luz e a forma como é absorvida e refletida em uma determinada superfície. Os olhos vão captar as ondas eletromagnéticas que são refletidas e dependendo dos seus comprimentos de onda, vemos cores diferentes. No nosso cérebro, as cores podem despertar certas sensações e por isso as cores têm significados diferentes.
Significado das cores
A cor depende da luz e a forma como é absorvida e refletida em uma determinada superfície. Os olhos vão captar as ondas eletromagnéticas que são refletidas e dependendo dos seus comprimentos de onda, vemos cores diferentes. No nosso cérebro, as cores podem despertar certas sensações e por isso as cores têm significados diferentes.
Azul
A cor azul está relacionada com a nobreza e costuma ser usada para transmitir harmonia, tranquilidade e serenidade. Sendo uma cor fria, por vezes é associada à monotonia e depressão.
Verde
Esta é a cor mais associada à natureza e ao sentimento de esperança, mas também está relacionada com conceitos como saúde, dinheiro, vitalidade e juventude. Muitas vezes é usada em ambientes para ter um efeito calmante.
Amarelo
Utilizada para passar a sensação de luz e calor, o amarelo estimula o raciocínio e a criatividade. Também pode ser usada para representar alegria, otimismo e jovialidade.
Roxo
O significado da cor roxa está muitas vezes associado à espiritualidade, mistério e misticismo. Esta cor é obtida através da mistura do azul e vermelho e costuma ser usada para transmitir melancolia.
Rosa
É a cor do romantismo e da delicadeza, sendo mais associada ao mundo feminino. Os diferentes tons podem ter significados diferentes, mas normalmente esta cor é usada para se referir ao amor e à inocência.
Vermelho
Esta cor quente transmite muita energia e simboliza a paixão e amor. É uma cor forte e por isso muitas vezes também pode ser associada ao poder e violência. É conhecida por estimular a circulação e melhorar a autoestima.
Laranja
É criada misturando vermelho e amarelo e transmite alegria e vitalidade. Também pode significar sucesso e prosperidade. Transmite entusiasmo, mas quando usada em exagero pode causar ansiedade e desgosto.
Marrom
Considerada a cor da terra, o marrom expressa segurança, maturidade, conforto e simplicidade. Além disso, também é relacionada a produtos naturais e ao estilo de vida saudável.
Cinza
Esta cor neutra corresponde à estabilidade, solidez e ausência de emoções. Muitas vezes é usada para representar elementos sofisticados. Apesar disso, para algumas pessoas associam o cinza à solidão, depressão e tristeza.
Branco
Representa a paz, a purificação, inocência e a clareza. Também é reconhecida como uma cor que transmite calma e ajuda a atingir equilíbrio. Na cultura ocidental representa alegria, enquanto na oriental está relacionada com o luto.
Preto
A cor preta é obtida quando ocorre a absorção de todas as radiações do espectro solar. Esta cor está relacionada à morte, solidão e isolamento. Além disso, também é considerada uma cor sofisticada e elegante.
Se quisermos adequar a essência da marca com a cor equivalente, podemos usar o significado das cores como base de escolha. Porém não é obrigatório, como disse antes, é uma questão de gosto pessoal.
Desta forma, o mais sensato a fazer é escolhermos cores que combinam entre si, o que leva a nos aprofundarmos mais um pouco sobre as cores:
O que são cores primárias, secundárias e terciárias
Além das sensações que as cores provocam, elas são divididas pela forma como se relacionam entre elas. As cores primárias são as cores puras, que não têm origem a partir da combinação de outras, são elas: o amarelo, o vermelho e o azul. As secundárias resultam da mistura de duas cores primárias, do amarelo e o vermelho se dá o laranja, do vermelho e o azul, o violeta e do azul e o amarelo, temos o verde. As cores terciárias derivam da união de uma cor primária e outra secundária.
Há ainda as cores neutras, compreendidas entre os tons de marrom e cinza. Por serem derivadas do branco e do preto, essas cores não possuem muito reflexo e não estão presentes no círculo cromático, que pode ser visto abaixo.
O que são cores complementares?
São as cores que aparecem em lados opostos no círculo cromático. A mistura de cores complementares dão origem a tons de cinza, ou preto, quanto combinadas em igual proporção. Quando duas cores desse tipo são colocadas muito próximas uma da outra, apresentam um alto contraste.
Veja na imagem abaixo as combinações de cores complementares:
- Roxo e amarelo
- Laranja e azul
- Verde e vermelho
Combinar cores complementares e seus tons em um logotipo é perfeito. São cores que, apesar de se contrastarem, combinam. Inclusive suas variações, como por exemplo: laranja e azul, vermelho e azul, vermelho e roxo, laranja e verde… São infinitas combinações que usadas adequadamente em um logotipo, trarão perfeita harmonia em seus elementos.
Agora que você já sabe um pouco mais, leia mais sobre cores: RGB e CMYK: Qual a diferença?
Agora sabe que podemos ajudá-lo a escolher a(s) cor(es) perfeitas para seu logotipo!
Solicite um orçamento através de nosso formulário briefing, e ficaremos muito felizes em atendê-lo!