A importância de ter Google Analytics no seu site.
10/06/2018Dicas para ter um bom website
30/09/2018Muitos clientes chegam a mim sem ter a menor ideia do planejamento que deve acontecer antes de chegar ao resultado final.
Muitas vezes, eles têm ideias bagunçadas do que querem fazer ou precisam para sua empresa, porem nem sabem por onde começar, ou querem começar pelo caminho inverso. O que eu geralmente não recomendo.
Um dia desses, um cliente indicado por outro cliente me pediu para criar um blister de um produto que ele estava importando. Ele estava iniciando nesta área de importação e nem logotipo / linha gráfica da empresa ele possuía.
Outro fator importante é que importar produtos não é tão simples. Requer passar por várias autorizações e normas que o país exige.
Enfim, ele não queria investir em identidade visual para a empresa. Ele precisava de um layout. E ponto.
Ele me deixou livre para a criação, apenas explicou que precisava de informações especificas no produto para ter autorização de importação, e me enviou duas referências de produtos concorrentes. Enfim, eu fiquei 100% no vazio, porque os produtos de referência tinham marca e logotipo próprio. E nem isso ele tinha.
Ele me deixou livre para criar. E isso foi bem complicado.
É importante que nós, profissionais de criação, tenhamos um briefing definido.
E lá fui eu criar dois layouts, sim, porque eu sempre crio dois layouts para os clientes, e levei um certo tempo para me inspirar. Não é fácil criar sem ter um briefing certo, porque meu gosto pode não ser o gosto do cliente, e isso acontece em 80% das criações livres.
Muitas vezes o cliente já possui uma ideia em sua cabeça, porém ele não tem certeza que isso seja o melhor e espera que nós, designers, lhe tragamos uma ideia melhor.
Só que na maioria das vezes o “tiro sai pela culatra” e é uma grande perda de tempo tentar adivinhar o que o cliente quer.
Isso gera atrasos na criação e na produção do material solicitado.
Geralmente solicito um briefing detalhado, só que várias vezes o cliente anda tão ocupado que não tem tempo de responder, e tem muita pressa na execução do projeto.
Planejar é atitude correta.
Para qualquer projeto, pessoal ou profissional, deve haver um planejamento.
Projetos devem ter fases, ou etapas, e devem ter início, meio e fim.
Sobre o projeto do blister, bom, o cliente acabou não aprovando os layouts que criei, e no final, disse que eu deveria manter as cores da embalagem importada (o que não havia sido mencionado no início do projeto).
Eu fiquei mais de 5 horas trabalhando no projeto, e o priorizei porque este cliente tinha certa urgência, e como ele me deixou livre para criar, no final foi uma grande perda de tempo.
Sabe aquele provérbio: “Quem tem pressa come cru”. 😉
Nesse caso, não dá para fazer milagre em tão pouco tempo. Eu tive pouco mais de um dia para criar. E geralmente, meu prazo para um projeto de criação é de uma semana a 10 dias, pelos seguintes motivos:
- Preciso fazer uma analise do projeto, levantar as necessidades, descobrir a finalidade, saber quem será o público-alvo.
- Faço uma pesquisa de concorrentes, verifico a linha gráfica, cores, tipologia, e outras referências visuais.
- Começa o meu processo de inspiração e criação. Vou testando visuais diferentes, cores, tipologia. Acabo criando vários layouts para eu avaliar e sentir qual é a melhor opção para apresentar ao cliente.
Testo tipologias diferente, cores, tamanho de fontes, imagens…
É impossível fazer tudo isso em apenas 2 dias!
Ser designer é testar varias possibilidades e layouts antes de apresentar ao cliente.
Simples não existe.
Se o cliente fala que é simples, não é.
Sempre deve haver um planejamento e briefing bem elaborados, e não adianta “fazer nas coxas”. Aliás, se for para fazer rápido, eu não recomendo fazer. Porque na maioria das vezes não agradará e o cliente irá pedir para refazer.
A DMS Design pode ajudá-lo a planejar seu projeto. Entre em contato.
Imagens: freepik e pixabay