Vantagens de ter um blog no seu site
23/08/2019Qual tipo de website seu negócio precisa?
06/10/2019O que as cores causam no cérebro?
Pesquisas recentes mostram quais são as áreas ativadas e os resultados no comportamento dos consumidores.
AZUL
Parte do cérebro:
Córtex Pré-Frontal
Efeito:
Em tom escuro, relaciona-se ao poder. Mais claro, provoca sensação de frescor e higiene.
Está ligado a produtividade e sucesso.
LARANJA
Parte do cérebro:
Sistema de Recompensa – Responde pelo prazer e necessidade de repetição da experiência prazerosa.
Efeito:
Mudança, expansão e dinamismo.
ROSA
Parte do cérebro:
Área Tegmentar Ventral – Controla a sensação de recompensa pela saciedade de fome, sede e sexo.
Efeito:
Um tom claro dá a ideia de inocência. O tradicional, feminilidade e rompimento de preconceitos. O pink, o desejo de iniciar ações individuais.
AMARELO
Parte do cérebro:
Sistema de recompensa
Efeito:
Passa a mensagem de transparência nas negociações ou no objetivo do lucro. Combinada com outras cores significa credibilidade.
CINZA
Parte do cérebro:
Putâmen – Regula a distribuição de dopamina, um neurotransmissor relacionado à sensação de prazer.
Ínsula – Coordena as emoções.
Efeito:
É a expressão da neutralidade. Pode representar indecisão e ausência de energia.
VERDE
Parte do cérebro:
Córtex Pré-Frontal – ligado às decisões, pensamento abstrato e criativo, respostas afetivas e capacidade para conexões emocionais e julgamento social.
Efeito:
Remete à natureza. Transmite frescor, harmonia e equilíbrio. Reforça a ideia de ponderação e coerência.
MARROM
Parte do cérebro:
Sistema Límbico – estrutura interna que responde pela emoções.
Efeito:
É uma cor pesada. Sugere conservadorismo.
BRANCO
Parte do cérebro:
Córtex Esquerdo – responsável pelo pensamento lógico e pela competência comunicativa.
Efeito:
Sugere pureza. Cria impressão de luminosidade. Transmite ideia de frescor e calma. Combinado com outras cores, proporciona harmonia.
ROXO
Parte do cérebro:
Pólo Frontal – ligado ao planejamento de ações e de movimento, e ao pensamento abstrato.
Efeito:
Pode remeter a mistério. Também se relaciona a calma e sensatez.
VERMELHO
Parte do cérebro:
Amígdala e Núcleo Accumbens – estrutura ligada ao prazer.
Efeito:
Emoção, dinamismo, sexualidade, virilidade, e masculinidade. Em relação ao consumo, pode estimular, no caso de alimentos, ou evita-los (objetos e lazer).
PRETO
Parte do cérebro:
Amígdala – regula comportamento sexual, agressividade, medo e memória emocional.
Efeito:
Sugere mistério, curiosidade ou superioridade, além e nobreza e distinção.
Saiba mais sobre o significado da cores.
Para a aplicação de cores em design gráfico e identidade visual, temos q levar em consideração a área de atuação, o tipo de público-alvo, gosto pessoal, entre diversos outros fatores.
Existem milhares de tonalidades de cores, então, o céu é o limite quando se trata de criatividade!
Algumas curiosidades sobre o Cérebro
A DMS DESIGN fica a disposição para elaborar um projeto personalizado para sua empresa e marca.