Qual a diferença entre logo, logotipo, marca e logomarca?
10/07/2020Alerta para golpes e fraudes online.
10/06/2022Sim, eu também já errei nesse mundo digital. Porém foi assim que aprendi a adaptar layouts para as redes sociais.
E por ser da área há muito anos, sei diferenciar um bom layout de um que precisa de ajustes… 😉
Eu tenho navegado por diversos perfis de redes sociais, e muitas vezes me deparo com layouts poluídos e confusos.
Então decidi escrever este artigo para dar algumas dicas, não só de design para redes sociais, como para layouts em geral.
Alguns pontos são mais específicos para redes sociais, mas poderão ser aplicados em outros tipos de artes.
Sabemos que a grande maioria das pessoas que publicam em redes sociais principalmente, não possuem experiência ou uma formação em design, pois está apenas começando seu negócio, ou precisou começar seu negócio devido a alguma situação financeira que esteja passando, e assim, decidiu criar um perfil comercial para divulgar seus produtos e serviços online.
O problema é que essas pessoas acabam publicando aleatoriamente fotos e textos em seus perfis pessoais e profissionais sem critério visual algum.
Se não planejar uma linha gráfica atrativa para seus visitantes, eles podem não voltar para seu perfil e assim, perderão a oportunidade de comprar seus produtos e serviços, mesmo que sejam muito bons.
No perfil da @dmsdesigndel, mantemos sempre a linha gráfica da empresa, alternando com tons de cores similares, mantendo a marca em evidencia, pensando sempre em layouts mais minimalistas.
As pessoas gostam de visuais bonitos e organizados. Já falei sobre isso em outro artigo, então não vou escrever novamente sobre isso, mas recomendo a leitura.
Existem algumas ferramentas que ajudam bastante a criar uma arte bonita para posts, mas se você não tiver um bom senso visual, acabará por usá-la de forma incorreta.
Vou citar abaixo alguns pontos visuais que deve ter em cada arte:
Menos é mais.
Quanto menos informações escritas na imagem, melhor. Quanto mais clean e direto for sua arte, melhor. O resto do texto explicativo deve ir para a descrição do post.
Alguns exemplos visuais:
Repare como visualmente são artes fáceis de entender, mesmo com pouca informação.
Se você precisa divulgar um evento, que claramente tem mais informações, não recomendo fazer o modelo do post abaixo:
Muita informação num só post. Pelo desktop, dá leitura, e fica legível, porém ler todas essas informações pelo celular é uma experiência totalmente diferente. Letras pequenas, muito conteúdo num só lugar = CONFUSO!
O ideal teria sido fazer um post duplo ou triplo e cada informação separada, como o exemplo abaixo:
Para nosso cliente Quantum Comodidade, fizemos um post duplo, onde as informações aparecem primeiro do lado esquerdo e depois do lado direito.
Assim podemos usar fontes maiores que dão mais leitura, e a arte fica mais leve visualmente.
Se realmente precisar colocar muitas informações na imagem do post, faça um post duplo ou triplo, usando mais imagens que textos, assim o conteúdo escrito fica mais espalhado e não ocupa o espaço de apenas um quadrado. Imagens chamam muito mais atenção que textos.
Exemplo de post triplo:
Veja como é melhor ter um conteúdo mais leve, e não apertado dentro da arte. Imagine esse post ocupando apenas um quadrado das arte! Seriam fontes pequenas, tudo muito apertado e confuso!
Usar a linha gráfica de sua empresa e de sua marca é um de vários pontos positivos para ela ganhar visibilidade e confiança.
Então é importantíssimo seguir uma linha gráfica que “case” com sua marca, ou seja, não use cores muitos diferentes do seu logotipo, sempre use tons similares.
Repare como sabemos que os posts da DMS Design, acima, fazem parte de nossa empresa. Possuem uma linha gráfica, mesmo que sejam diferentes entre eles.
Mais alguns exemplos aqui:
Linha gráfica da empresa, muitos layouts pecam por não segui-la.
Aqui nesse post, não usaram a linha gráfica da empresa:
Analisando as cores e a tipologia, está muito divergente, e isso não é bom para a imagem da empresa. Então procure sempre ser fiel a linha gráfica de sua empresa.
Outra ressalva que eu mudaria é a distancia das bordas do post. Eu deixaria maior p/ a arte ficar mais centralizada. Como tem uma lista com 4 pontos, eu não deixaria “viúva” no texto. Tentaria deixar a quebra da frase com quase o mesmo tamanho, assim fica mais harmonioso visualmente.
Independente do que você vende, produtos ou serviços, use fotos de qualidade!
Pense na luz e sombra, nitidez, harmonia da composição. Dê destaque a um elemento principal e desfoque o resto. Evite usar muitos produtos numa foto só, porque além de ficar poluído visualmente, acaba confundindo o seu cliente, que não saberá identificar qual produto você quer mostrar no post.
Exemplo do que não fazer:
Muitos produtos e todos em evidencia. E a imagem que fiou em cima, cobre a maioria deles. Neste perfil, a empresa ainda postou outras fotos, mas todas com muitos produtos. Ficou confuso.
Vou falar de alinhamento no proximo bloco, porém na imagem acima, o ideal seria um alinhamento a esquerda, devido a quantidade de informações, assim a leitura será mais fácil.
A foto abaixo, com poucos produtos, porém dando ênfase em primeiro planos e desfocado os outros teria tido um efeito bem melhor.
Assim, o bloco com fundo azul não cobriria toda a imagem e daria para ver o que está atrás.
Outra dica: ao usar imagem de fundo e escrever por cima, evite imagens com muitas informação, muitas cores, porque dificultará a leitura do texto. Se realmente precisa usar uma imagem assim, desfoque-a um pouco, ou insira um filtro (cor com transparência) por cima, para deixa-la mais leve.
Além disso, o ideal é usar fontes leve e modernas. Evite fontes com serifa que cansam a vista. Use uma letra legível, não muito pequena mas também não muito grande que ocupe todo o espaço da arte. Lembre-se, as pessoas estão vendo pelo celular, e tem aparelho com tela menores, onde a leitura é mais difícil se a fonte for muito pequena.
Alinhamento dos textos.
Tem que haver coerência. Mesmo que se dê mais destaque para um título e depois uma frase, alinhe e não faça isso:
Nesta arte, além de cada bloco estar desalinhado, o texto ainda “briga” com a foto de fundo. Ficou confuso!
O ideal seria chegar em algo assim, quando temos mais informações:
Repare que na imagem acima, mesmo com o alinhamento do texto ao centro, a arte está equilibrada visualmente. Há harmonia. Com pouco texto, é possível usar o alinhamento central, porém se tivessem mais informações, seria recomendado o alinhamento à esquerda, como na imagem abaixo.
Se for usar apenas textos, com um fundo neutro, temos que conseguir ler o que está escrito. Preze na qualidade, resolução e nitidez dos textos.
E jamais publique uma imagem sem qualidade alguma, veja abaixo!!
A imagem está sem resolução nenhuma, e no celular fica mais difícil de ler.
Use e abuse de contrastes na arte.
Textos claro e fundos escuros ou vice-versa. Isso ajuda na leitura e dá mais importância ao que realmente se quer dar destaque.
Evite usar todos os textos em Caixa Alta (maiúsculas)
É muito mais cansativo de ler e se não tiver algum espaço entre as linhas, fica confuso.
Um exemplo disso:
Eu mudaria para:
ou
Repare que ao espaçar as linhas e alinhar o texto a esquerda, a leitura ficou mais fácil, independente de usar ou não letras MAIÚSCULAS.
No post abaixo, usaram 2 tipos de fontes, uma com serifa e outra sem. Fontes em CAIXA ALTA já são difíceis de ler, com serifa, pior, então nesse caso, se quer realmente dar algum destaque no texto, use ao menos a mesma familia da fonte, só que mais light, e abra um pouco o entrelinhas para não ficarem tão grudadas.
Nas imagens abaixo, eu apenas usei e mesma família de fontes (tipologia), uma light e outra negrita. Não ficou muito melhor?
Ou em letras maiúsculas, porém com espaçamento entre linhas:
Diferente do exemplo abaixo:
Neste poste deu para sentir a harmonia. Deram destaque no produto, desfocando a imagem de fundo. Assim o texto não ficou confuso. Porém, sendo um post de rede social, teria sido melhor aumentar um pouco o tamanho da fonte, para dar mais leitura. Havia espaço para isso e ainda assim não ficaria pesado visualmente.
No post abaixo, o layout ficou bom, porém este teria fica melhor se fosse um post duplo.
Teria colocado cada bloco de texto separado, assim o texto seria maior dando mais leitura.
Conclusão
- Dê “respiro” a arte.
- Evite aglomerar muitas informações juntas.
- Lembre-se: menos é mais e melhor.
- Crie uma linha gráfica e siga, isso valoriza a marca de sua empresa.
- Fontes maiores dão mais leitura em celulares.
- Use contrastes e filtros.
- Fotos de qualidade, por favor.
- Letras em CAIXA ALTA requerem mais espaçamento entre linhas.
- Alinhamento do texto ao centro, apenas se for uma frase curta. Para frase e parágrafos mais longos, escolha alinhar a esquerda.
- Evite misturar muitas fontes/tipologia no mesmo post, tente usar sempre as da mesma família ou similares.
Ainda não sabe como melhorar a imagem de sua empresa nas redes sociais e outros materiais gráficos?
A DMS Design pode te ajudar! 🙂
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