A cor Pantone do ano de 2023: Viva Magenta
05/12/2022Manutenção técnica de seu website WordPress
11/03/2024Porque é tão importante o designer fornecer o manual da marca para seu cliente?
Você sabe o que é um manual da marca de sua empresa?
Ao criar um logotipo, o designer deve oferecer a criação do manual da marca ao seu cliente.
Nem toda empresa entende sua necessidade, porém ter um manual da marca é essencial para garantir o uso correto da identidade visual da empresa, respeitando assim suas normas e diretrizes (guidelines).
É um documento onde o designer gráfico que criou seu logotipo, define diversos parâmetros sobre a marca. Assim, caso você precise contratar outro designer para a criação de outros materiais gráfico ou website, ele receba o manual da marca para entender qual a linha gráfica seguir.
Sendo assim, um manual básico de marca deve conter pelo menos:
- Logotipo versão horizontal e vertical
O cliente precisa ter recebido o logotipo e suas versões, em vetor e PNG de alta resolução. - Marca minimalista definida
- Todas as cores do logotipo definidas em CMYK, RGB e HEXA (cores principais e cores de apoios, se necessário)
- Tipologia completa da marca (familia de fontes)
Caso as fontes sejam especiais, o cliente deve enviar os arquivos TTF para o designer.
O que deve constar num manual da marca mais completo?
Além dos ítens acima mencionados, contém, se apenas o logotipo foi criado e nada mais:
- Logotipo em suas diversas versões de cores, preto e branco, negativo, positivo, etc.
- Área de proteção e medidas mínimas (para dar leitura)
- Uso incorreto da marca
- Algumas aplicações / mockup fictícios: cartão de visita, fachada, parede, etc
- Aplicação correta em cima de fotos
Caso houve criação de todas a papelaria da marca, tais como cartão de visitas, papel timbrado, envelopes, cartão digital, lápis, canetas, bloco, pasta corporativa, layout para PPT, redes sociais, website, etc. Nesse caso o manual deverá ter mais algumas aplicações reais, porém sob forma de mockup:
- Mockup real de papelaria completa
- Mockup de website (HOME)
- Mockup de cartão de visitas
- Mockup de cartão digital (celular)
- etc
Fica a critério do designer e do que estava no escopo da proposta do projeto.
O manual da marca é geralmente entregue em PDF, com uma variação de paginas, dependendo da complexidade da marca.
Veja alguns exemplos de manual da marca em nosso portfolio de clientes.
Vantagens de ter um Manual da Marca:
Evitar erros e retrabalho. Se sua empresa precisa anunciar em algum meio de comunicação e, ao enviar apenas seu logotipo, ele pode ser usado de forma incorreta. O que resultará em atraso de produção, retrabalho, mais tempo e recursos investidos para corrigir o erro, que seja cor, formato, tipo de fonte, etc.
Ao receber orientação através do Manual da Marca, a empresa evitará o retrabalho, porque seu logo será aplicado da forma correta, respeitando suas diretrizes.
Escrevi este artigo porque já me deparei com alguns logotipos e marcas de clientes sem manual da marca algum. E isso acaba atrasando o projeto visto que tenho que conversar com o cliente para entender a linha gráfica que devemos seguir para dar continuidade em criação de materiais, website ou redes sociais, sem ter isso pré-definido com o manual da marca.
Você está precisando de um manual da marca? Fale conosco para que possamos elaborar um a partir de seu logotipo atual.
Se sua empresa precisa de uma nova identidade visual, moderna, completa e atual, entre em contato para que possamos ajuda-los 🙂
Venha construir sua MARCA com a DMS Design! Fale conosco!