Design: O que é caro para você?
11/02/2018Parcerias
11/03/2018A criação e o desenvolvimento de um site possui início, meio e fim, e deve estar claro nas propostas comerciais. O que vier após o fim de um projeto são ajustes e manutenção.
1. Levantamento de requisitos
O processo de criação e desenvolvimento começa com o levantamento dos requisitos. É importante levantar todas as informações necessárias para entender a demanda do cliente, e, para essa parte é recomendável utilizar um briefing detalhado.
2. Proposta comercial e cronograma
Nesta fase do projeto após analisar as informações enviadas através do Briefing, o Designer enviará todos os passos/fases para a criação e desenvolvimento do site. É importante que o escopo do projeto seja 100% transparente:
- Fazer o site map do site, descrevendo o que terá em cada área do site assim como as funcionalidades e requisitos que serão desenvolvidos
- É importante inserir na proposta todos os requisitos técnicos que o site terá
- mostrar exemplos e portfolio de sites que já desenvolvidos
- Elaborar o cronograma e fases de entrega
- E, no final da proposta, estipular o valor do projeto e formas de pagamento.
3. O layout/design do site
Existem 2 possibilidades:
- Criação de um layout 100% personalizado para o cliente. Nesse caso, o layout do site deve ser criado de acordo com a área de atuação e identidade visual da empresa. Lembrando que alguns negócios têm que passar mais seriedade que outros. Um designer experiente sabe criar essa diferenciação.
- Compra de um template semi-pronto. O template já vem criado e com todos os códigos necessários para a elaboração/desenvolvimento de um site. Além de ser um projeto mais barato, os templates de hoje podem ser 80% customizados para as necessidades do cliente. Evitam erros de programação e ficam prontos mais rapidamente.
Em ambos os casos, recomendo utilizar o CMS WordPress, que, além de ser uma das ferramentas mais usadas para criação e sites, possui inúmeros plug-ins prontos que facilitam as instalação de funcionalidades adicionais para o site, e é basicamente fácil de usar.
4. Acessibilidade e usabilidade
O site deve ser fácil de navegar e usar. Deve ser projetado para atender não apenas o objetivo do cliente, para lhe trazer resultados, como também seu cliente final. Existem inúmeras maneiras de otimizar (SEO) um site e aumentar a conversão dentro dele.
Deve ter um layout que carregue bem tanto em computadores como em dispositivos móveis, ou seja, layout responsivo.
É muito importante que um os processos de um site sejam mapeados: Instalação do Google Analytics monitora as visitas dos sites, define o publico-alvo em faixa etária, país, idioma, tempo de visitas no site e em cada página, tipo de perfil e interesses, enfim, um relatório completo que poderá ser configurado pelo cliente da forma que desejar.
5. Conteúdo estratégico e imagens de qualidade
Um site deve ter uma linguagem voltada para o seu público alvo, ou seja, deve ter um conteúdo estratégico de qualidade com clareza e transparência. Textos devem ser curtos e mais diretos, caso use textos muitos longos, recomendo sempre usar imagens para suavizar o layout. Podemos usar infográficos também.
As imagens devem ser de qualidade. É recomendável, comprar fotos em bancos de imagens, se necessário. Um banner na HOME, por exemplo, com algumas imagens (3 a 4) e frases de impacto, chama bastante a atenção do visitante. E apenas visualizando este banner, ele já saberá quais os serviços ou produtos que o site oferece.
Lembre-se: Design limpo é melhor que um design carregado. Deixar espaço entre cada sessão do site, em uma mesma página, é mais atraente visualmente que aglomerar textos de fotos.
6. O desenvolvimento do site
O site começa a tomar forma. Os itens de menu sugeridos na proposta e no layout estarão aqui. A HOME começa a ser montada conforme o layout ou template escolhido. É nesta fase que as funcionalidades do site são implementadas tais como os formulários, as buscas e outras ações que o usuário tenha solicitado.
Ainda nesta fase, ao praticamente finalizar o site, é necessário fazer inúmeros testes, para descobrir possíveis erros e corrigi-los.
É importante deixar pastas e arquivos organizados. Desta forma o desenvolvimento do site e sua posterior manutenção será muito mais fácil, além de manter o código limpo e documentado.
Nesta fase o cliente já pode acompanhar o site e sugerir ajustes que estejam dentro do escopo do projeto.
7. Envio do site final para o cliente
Ao enviar o projeto finalizado para o cliente, caso o site possua uma área administrativa, é necessário fazer um manual de uso ou enviar vídeos tutoriais explicativos de cada funcionalidade do site. Além dos dados de Login e Senha do sistema.
8. Feedback pós projeto
Uma das fases mais importante é o pós-projeto. Envie um formulário de satisfação para o cliente, assim você receberá uma avaliação sincera, e saberá onde melhorar seus serviços, sempre buscando a excelência, tanto para este quanto para futuros clientes.
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