Novo site da DMS Design
06/01/2018Quando comecei a trabalhar freela, tive que aprender a redigir minhas propostas comerciais.
Aos poucos fui aperfeçoando-as, melhorando-as, de forma que ao aprovar a proposta, nem meu cliente, nem eu saíssemos prejudicados.
Na maioria das vezes eu acabo mudando uma ou outra expressão para me fazer entender.
Em media levo até 1 hora para fazer uma proposta. Esse tempo varia conforme a complexidade do job.
Só que esse tempo é precioso para quem trabalha por conta. São períodos de tempo trabalhando de graça. Proposta comerciais não são cobradas, porém é o meu tempo de trabalho que poderia usar para produzir ou criar uma arte para um cliente que já está me pagando pelo projeto contratado.
Prospectar faz parte do dia-a-dia professional freela, só que me parece que as pessoas não entendem como é importante para nós, obtermos um feedback de cada proposta que enviamos.
Não importa se a resposta for negativa, ainda assim é importante saber do porque da rejeição para o projeto. Isso me traz um feedback para eu melhorar meu atendimento, custo, enfim, melhorar minha maneira de trabalhar.
Confesso que fico chateada quando envio a proposta e não tenho retorno algum.
Porque eu usei meu precioso tempo para elaborá-la. As vezes até tive reunião presencial com a pessoa, reunião de 1 hora ou mais, longe, onde peguei trânsito para ir até ela para entender melhor seu projeto e poder redigir uma proposta personalizada para o projeto. E o mínimo que esta pessoa poderia fazer é me dar um feedback sem eu ter que pedir.
Eu sei que a vida é corrida, que às vezes as pessoas esquecem de responder, que a caixa de emails fica insuportavelmente lotada, porém coloque-se no lugar de quem foi até você, de quem dedicou um tempo precioso, de quem parou de produzir para escrever a proposta, porque você também faz isso, e sei que em 90% dos casos, não recebemos feedback algum, infelizmente.
Pense em como seria bom se a pessoa que te enviou a proposta recebesse uma resposta, não importando a resposta, mas ao menos ela saberia se agradou ou não, ela saberia onde corrigir ou melhorar, caso fosse possível.
Enfim, não estamos todos no mesmo barco? Vamos nos ajudar a sermos melhores. 🙂